CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro: o mais icónico hotel do Brasil faz 95 anos

14 de agosto de 2018

O Copacana Palace, em plena Avenida Atlântica, de frente para a praia de Copacabana, fez ontem 95 anos.

Inaugurado em 13 de Agosto de 1923, o hotel, de seis pisos, foi projectado pelo arquitecto francês Joseph Gire em estilo Luís XVI com projecto decalcado do Hotel Negresco de Nice.

Joseph Gire, que viveu de 1872 a 1933, foi um arquitecto com ampla obra feita, em particular no Brasil e na Argentina, mas também em França.

No Rio de Janeiro construiu numerosos prédios e residências que se tornaram marcos da paisagem urbana carioca, como o Hotel Glória, o Edifício A Noite - o primeiro arranha-céu do Brasil com 22 pisos e a maior estrutura de betão armado do mundo à época -, o edifício da seguradora Sul América, o Palácio Laranjeiras, o Edifício Praia do Flamengo e o Palácio de Brocoió, para além dos edifícios residenciais Paraobeba e São João Marcos, ambos na Praia do Flamengo.

Desde a sua abertura em 1923, o Copacabana Palace Hotel recebeu muitas das personalidades mais ricas, famosas e elegantes do mundo, como Marlene Dietrich e Orson Welles, Brigitte Bardot, Ladi Di, Madona, clientes habituais da unidade hoteleira que faz jus às suas 5 estrelas. Em 2009, o hotel foi comprado pela Belmond Ltd., uma empresa inglesa hoteleira e de lazer que explora hotéis de luxo, serviços de combóios e cruzeiros fluviais em todo o mundo. Conta com 239 quartos e suites, sete Suites Penthouse no piso de cobertura, 3 restaurantes, piscina semi-olímpica, spa, academia de ginástica, campo de ténis e 13 salas de reuniões com capacidade para até 2.000 pessoas.