CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Rio de Janeiro: crise leva a fecho do Hotel Novo Mundo

9 de abril de 2019

O emblemático Hotel Novo Mundo Rio de Janeiro, fecha portas esta quarta-feira após quase setenta anos de actividade. Segundo o jornal O Globo, o hotel foi vendido pela família Cosac, proprietária da unidade, para fazer face ao “pagamento de dívidas”. O Novo Mundo, com 69 anos de história, é o 17.º empreendimento a fechar depois da Olimpíada de 2016 – lembra a imprensa carioca.

Trata-se de um caso que está longe de ser pontual, segundo referiu o presidente do SindHotéis-RJ (Sindicato dos Hotéis do Rio), que admitiu à imprensa da cidade maravilhosa “uma decadência na rede hoteleira carioca desde 2017”. “Apesar da cidade estar com 80% de ocupação, as tarifas se mantêm nos mesmos patamares de cinco anos atrás. O problema é que os custos aumentaram no período, dificultando a vida dos hotéis” - referiu aquele profissional.

De acordo com informações do meio imobiliário local, o Hotel terá sido vendido por 37 milhões de Reais (8,6 milhões de euros) a que há que juntar cerca de 9,5 milhões (2,2 M€) de IPTU (imposto Predial e Territorial Urbano) em atraso à Fazenda. Os novos proprietários pretendem, segundo foi noticiado, transformar o imóvel num condomínio de apartamentos de luxo.

O Hotel foi construído em 1947 e inaugurado em 1950, no período do primeiro Campeonato do Mundo do Brasil. Localizado no Flamengo, perto do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal, o Novo Mundo sempre hospedou convidados ilustres. O imóvel tem uma localização privilegiada na cidade do Rio, com vistas para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado.