CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

Quer conhecer o futuro Waldorf Astoria em Nova Iorque?

16 de abril de 2017

O hotel mais famoso do mundo na Park Avenue em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Waldorf-Astoria Hotel, vendido a uma empresa de seguros chinesa, em 2014 por 1,55 mil milhões de euros, vai ser renovado por um dos gabinetes de arquitectura mais prestigiados, o Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e do designer de interiores Pierre-Yves Rochon (PYR). 

Segundo o site internacional de arquitectura Archdaily, se for aprovado pela Comissão de Preservação dos edifícios de Nova Iorque (New York City Landmarks Preservation Commission), o projecto será um dos mais complexos e intensivos esforços de preservação deste marco histórico da cidade de Nova Iorque.

O hotel foi inaugurado em 1931, chegou a ser considerado o maior do mundo, com 47 andares, 1500 quartos, 100 suites e o primeiro a incluir o serviço de quartos.

Em 1 de Março deste ano fechou para obras de renovação, mas não tendo sido garantido que fique com o mesmo número de quartos. Segundo o "New York Times", a incerteza de quantos quartos sobrarão e quantos serão transformados em apartamentos de luxo. O "The Wall Street Journal" diz que as obras podem durar até três anos e vão custar cerca de 900 milhões de euros. No fim, cerca de 75% dos quartos será transformado em apartamentos de luxo.

O SOM no entanto, divulga alguns dos planos para o Waldorf-Astoria Hotel. Segundo o Archdaily, a proposta de restauração traz muitos dos elementos originais Art Déco do hotel que foram perdidos com as alterações anteriores. Todos os espaços do edifício, incluindo a entrada Lexington, o hall e o "Peacock Alley", serão preservados, enquanto que os equipamentos do hotel serão modernizados para melhor atender os hóspedes.

Além da restauração dos espaços públicos e de eventos, o Waldorf tem como objectivo criar novos quartos, suites e apartamentos.

"Reunimos uma equipe para o projecto de nível mundial, com experiência incomparável em restauro e revitalização de edifícios históricos, para criar uma proposta que trata a história do Waldorf Astoria New York com respeito e dedicação aos detalhes", revela Brandon Dong, do Anbang Insurance Group, proprietária do hotel. "A reabilitação destes belos espaços é essencial para o futuro de Waldorf Astoria Nova York como um ícone da cidade de Nova Iorque e destino global".

Como refere o Archdaily, o gabinete de arquitectura SOM tem experiência em projectos de reabilitação e renovação em outros edifícios marcantes da cidade de Nova Iorque, incluindo o Moynihan Train Hall, o General Electric Building e a Lever House.

O Waldorf Astoria New York foi originalmente inaugurado em 1893 no local onde hoje se localiza o Empire State Building, antes de se mudar para a sua localização Park Avenue em 1931. O edifício foi designado um marco oficial da cidade de Nova Iorque em 1993.