CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Património Cultural: os vencedores do Prémio da União Europeia

5 de abril de 2017

Dois projectos de Portugal estão entre vencedores dos Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2017

A Comissão Europeia e a Europa Nostra anunciaram hoje os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2017, o mais importante prémio europeu no domínio do património. Os 29 vencedores de 18 países foram distinguidos pelos seus contributos exemplares em conservação, investigação, serviço dedicado ao património, e educação, formação e sensibilização. Entre os premiados encontram-se duas iniciativas portuguesas: a reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos no Porto e o Mestrado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas, programa Europeu coordenado em Guimarães. Júris constituídos por peritos independentes analisaram um total de 202 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 39 países de toda a Europa, e seleccionaram os vencedores.

A partir de agora, cidadãos de todo o mundo podem votar online para o Prémio do Público e angariar apoios para o(s) projecto(s) do seu país ou de outro país da Europa. Os votantes poderão ganhar uma viagem para duas pessoas à Finlândia e ser um convidado especial na Cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património, que será realizada na cidade histórica finlandesa de Turku no dia 15 de Maio. Durante a cerimónia, serão anunciados os sete vencedores do Grande Prémio, recebendo cada um 10.000 euros, e também o vencedor do Prémio do Público, escolhidos entre os 29 premiados deste ano.

 

“Património é um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico sustentável, a coesão social e uma Europa mais inclusiva” – Plácido Domingo

Plácido Domingo, o cantor de ópera renomado e Presidente da Europa Nostra, afirmou: "Felicito calorosamente os vencedores deste ano e presto homenagem a todos aqueles que tornaram possíveis estas iniciativas excepcionais, graças ao seu formidável talento, empenho apaixonado e grande generosidade. Estão agora entre um grupo selecto de aproximadamente 450 iniciativas notáveis premiadas pela Europa Nostra e pela Comissão Europeia nos últimos 15 anos. Todos os nossos vencedores demonstram que o património é um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico sustentável, a coesão social e uma Europa mais inclusiva”.

Os vencedores do Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2017 serão celebrados durante um evento de alto nível, que conta com a participação do Comissário da UE Tibor Navracsics e do Maestro Plácido Domingo, no final da tarde de 15 de Maio na Igreja de São Miguel em Turku. A Cerimónia dos Prémios Europeus do Património reunirá cerca de 1.200 pessoas, incluindo profissionais do património, voluntários e apoiantes de toda a Europa, bem como representantes de alto nível das instituições da UE, do país de acolhimento e de outros Estados-Membros.

Os vencedores também apresentarão as suas iniciativas exemplares durante a Feira de Excelência, no dia 14 de Maio, na Sala Sigyn do Conservatório de Música de Turku, e participarão em vários eventos no Congresso do Património Europeu em Turku (11-15 de Maio). Organizado pela Europa Nostra, o Congresso proporcionará uma plataforma inspiradora para debater os últimos desenvolvimentos europeus relacionados com o património, com especial destaque para o Ano Europeu do Património Cultural 2018.

As candidaturas para a edição 2018 dos Prémios podem ser submetidas de 15 de Maio a 1 de Outubro de 2017 através do sítio da internet dedicado aos Prémios.

 

Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra

O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organizado pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntarismo, educação e comunicação na área do património.

Nos últimos 15 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 2.720 candidaturas para os Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 498 projectos, seguindo-se o Reino Unido, com 286 aplicações. A Itália ocupa a terceira posição (278 candidaturas). No que diz respeito às categorias, Conservação tem o maior número de candidaturas (1,606), seguindo-se Educação, Formação e Sensibilização (457), Investigação (340) e, por fim, Serviço Dedicado ao Património (317).