CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Paris é a cidade europeia mais inovadora em 2017

8 de novembro de 2017

A Comissão Europeia concedeu a Paris o prémio de Capital Europeia da Inovação 2017 (iCapital), no montante de um milhão de euros, recompensando a estratégia de inovação inclusiva adoptada na cidade.

O prémio iCapital, é concedido ao abrigo do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020, tendo as cidades de Taline (Estónia) e Telavive (Israel) sido também seleccionadas como finalistas, tendo sido concedido a ambas um prémio no valor de cem mil euros. O montante do prémio será utilizado para reforçar e expandir as iniciativas em curso nestas cidades no domínio da inovação.

O Comissário Carlos Moedas, responsável pelo pelouro da Investigação, Ciência e Inovação, anunciou os resultados na Web Summit, a decorrer em Lisboa, tendo declarado: "As cidades não se caracterizam pelas dimensões e pela população, mas pelo seu âmbito de visão e pelo poder confiado aos cidadãos. Algumas cidades não têm medo das novas experiências. Não receiam envolver os seus cidadãos no desenvolvimento e no teste de novas ideias. Estas cidades dão poder aos seus cidadãos. Estamos aqui hoje para premiá-las".

Carlos Moedas acrescentou ainda que "este ano, a competição foi particularmente renhida. Os êxitos notáveis alcançados por todos os concorrentes constituem exemplos acabados da importância vital dos ecossistemas de inovação e da participação dos cidadãos na Europa".

Na última década, foram construídos em Paris mais de 100 000 m2 de «incubadoras», albergando a cidade, atualmente, o maior campus de empresas em arranque (start-ups) a nível mundial. Além disso, a cidade investe 5 % do seu orçamento em projetos propostos e implementados por cidadãos. Graças a esta estratégia, cidadãos e inovadores dos setores privado, sem fins lucrativos e académico transformaram Paris numa autêntica FabCity.

O projeto Reinventar Paris é um bom exemplo de como a cidade promove a inovação, convidando pessoas de talento, a nível nacional e internacional, para recompor muitos dos seus locais de importância. Na fase actual do projecto, as autoridades municipais estão a convidar equipas interdisciplinares a apresentarem projectos inovadores de desenvolvimento urbano com vista à transformação de diversos locais subterrâneos em Paris.

A cidade de Taline foi premiada pela sua iniciativa de agir como terreno de ensaio de potenciais tecnologias de ponta. O município promoveu a utilização de veículos autoconduzidos, entregas automatizadas e o recurso ao transporte partilhado. A cidade implementou também um sistema inovador de residência eletrónica, que permite uma estreita cooperação de cidadãos e empresas locais com empresários estrangeiros.

Por seu turno, Telavive estabeleceu um Smart City Urban Lab que associa start-ups inovadoras a empresas de tecnologias de ponta, para facilitar inovações promissoras destinadas a responder aos desafios urbanos. Visto que a educação constitui uma das prioridades da cidade, uma parte do montante do prémio será destinada ao reforço da iniciativa Smart Education, desenvolvida pelo município em colaboração com professores, pais, estudantes e start-upstecnológicas locais.

O prémio de Capital Europeia da Inovação 2017 foi lançado em março do corrente ano, abrangendo cidades com mais de 100 000 habitantes dos Estados-Membros da UE e dos países associados à iniciativa Horizonte 2020. Concorreram ao prémio 32 cidades de 17 países.