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Paris: Gare du Nord vai ser transformada e ampliada

24 de julho de 2018

Com vista à realização dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o principal terminal ferroviário na Europa, a Gare du Nord na capital francesa, vai sofrer um ambicioso projecto global de transformação, triplicando a sua dimensão, até 2024.

Para a elaboração deste projeto, foi criada uma parceria entre a Ceetrus e a SNCF Gares & Connexions — divisão da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de caminhos-de-ferro franceses. Em conjunto, serão responsáveis pela ampliação da Gare du Nord e pela sua exploração comercial por um período de 35 a 46 anos.

O volume da Gare du Nord, vai passar de 36 mil para 110 mil m2, tornando o tráfego, daquele que é o terminal ferroviário mais movimentado no espaço europeu, mais fluído, confortável e seguro para os passageiros. Por outro lado, este projecto vai fazer nascer um novo distrito na cidade, com serviços de restauração e comerciais, escritórios, infraestruturas de desporto e cultura.

Esta transformação envolve a criação de 65.516 m2 de superfícies que compreendem 20.817 m2 para espaço comercial, 7.312 m2 para escritórios e 5.689 m2 para coworking, um pólo de lazer, cultura e desporto com mais de 9.000 m2, 1.771 m2 em restauração e 6.172m2 de serviços.

A autoria do projecto arquitectónico é do Gabinete de Arquitectos Valode & Pistre. O projecto conduzirá uma transformação considerada tão importante quanto a liderada pelo arquitecto Hittorff em 1864, e posicionará a Gare du Nord como o novo “coração” urbano de dimensão internacional, na capital francesa.

Assim, a equida do Valode & Pistre, desenhou o novo terminal de embarque inspirado nas paragens parisienses do séc. XIX, melhorando a qualidade das funcionalidades ferroviárias e intermodais, que compreendem a ligação a três estações de metro, autocarros, comboios de transporte diário para distâncias curtas, assim como transporte de alta velocidade para viagens de longo curso (Eurostar e TGV). A mobilidade e acessibilidade em redor da estação serão também alvo de requalificação e serão criados mais de 1.200 lugares de estacionamento para bicicletas.

A transformação mais simbólica da adaptação da estação às evoluções da sociedade em prol das atividades desportivas constrói, pela primeira vez, em França, uma pista de atletismo de 1 km nos telhados da estação, conjugada com um ginásio e outros equipamentos desportivos (padel, basquetebol, e campos de golfe).

A nova Gare du Nord vai oeferecer ainda espaços verdes e de produção de energia renovável. O trabalho, a construção e a operação da estação respeitarão os padrões ambientais mais exigentes.

Neste momento, a Gare du Nord recebe 700 000 passageiros diariamente. Com a sua requalificação espera-se que este número aumente para 800.000 passageiros em 2024 e 900.000 em 2030.