CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

Nova Iorque: renovação do aeroporto JFK ascende a 11,4 MM€

22 de outubro de 2018

O aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, vai para obras. A reforma tem início previsto para 2023 e conclusão deverá ocorrer em 2025.

O custo da ampla intervenção de modernização está estimado actualmente em 13 mil milhões de dólares, cerca de 11,4 mil milhões de euros.

"O projecto visa adicionar dois terminais internacionais, um na ala norte e outro na ala sul, aumentando a capacidade do aeroporto em mais de 300 mil metros quadrados e 15 milhões de passageiros por ano", afirmou Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, ao anunciar a renovação do John F. Kennedy International Airport.

O masterplan arquitectónico da intervenção é da autoria do escritório Mott MacDonald e Grimshaw Architects, escolhido pela autoridade aeroportuária entre várias propostas. O projecto pretende “revitalizar o aeroporto e colocá-lo entre os aeroportos de classe mundial”, prevendo uma intervenção faseada que passa desde as melhorias de curto prazo até ao plano-mestre que se estende por 30 anos. No ano ano passado 60 milhões de passageiros viajaram pelo JFK.

O futuro aeroporto além dos dois novos terminais que substituirão alguns dos terminais existentes, terá “tetos altos, luz natural, área de exposições, espaço verde interior, livre Wi-Fi e melhorias de segurança, como detecção de radiação”. Prevista está também uma intervenção de ordenamento e racionalidade na rede viária que serve o aeroporto.