CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Mundial de Futebol2022: Obras do estádio da final arrancam

13 de abril de 2017

Os trabalhos para a construção do estádio Losail, para 80 mil espectadores, que acolherá a abertura e a final do Mundial2022 de futebol, no Qatar, tiveram início, anunciou a organização do torneio, que espera vê-las concluídas em 2020.

“As fundações do estádio serão definidas o mais tardar ainda este ano”, disse Tamim Loutfi Elabed, director do projecto.

Um terreno de cerca de um milhão de metros quadrados ( o equivalente a 100 estádios de futebol) começou a ser limpo para acomodar o futuro teatro do Mundial, que envolverá até 7.000 trabalhadores no futuro e que tem projecto de arquitectura do atelier Foster + Partners.

“Neste momento ainda estamos na fase inicial, pelo que ainda não chegámos ao milhar de trabalhadores, devemos ter contratado cerca de 500”, disse Tamim Loutfi Elabed.

O estádio faz parte de um projecto mais amplo, cujo custo é estimado em 45 mil milhões de dólares (mais de 42 mil milhões de euros) para tirar do deserto a cidade de Losail, a cerca de 20 quilómetros a norte de Doha. Nas imediações do estádio, os trabalhos também estão em andamento para ser construída a estação de metro, onde serão esperados os adeptos.

O Qatar vai gastar quase 500 milhões (mais de 470 milhões de euros) por semana para montar a infraestrutura que vai acolher o Mundial, informou o governo do Qatar no início do ano.

A construção do estádio vai custar até 10 mil milhões de dólares (9,4 mil milhões de euros), explicou Hassan Al-Thawadi, chefe do comité organizador do Mundial.

Desde a obtenção da organização do futebol Mundial2022, em 2010, o Qatar tem enfrentado uma pressão significativa das associações de defesa dos direitos humanos sobre o tratamento aos seus trabalhadores estrangeiros.

Lusa/DI