CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Mercado residencial de Roma continua em alta

30 de novembro de 2017

O número de transacções na cidade italiana de Roma, no primeiro trimestre de 2017 cresceu 10,2%, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Uma subida que se fica a dever sobretudo à recuperação da economia italiana e à melhoria das previsões económicas do país. "Roma e Milão têm sido, desde sempre, as localizações mais importantes de Itália, no que diz respeito ao mercado imobiliário. Actualmente, a capital italiana tem registado o maior número de transacções, estando à frente de Milão e Veneza", explica Marco Rognini, Managing Director da Engel & Völkers em Roma.

Segundo a consultora, os imóveis de grande dimensão são os que têm registado uma maior subida no número de vendas. Contudo, os imóveis de pequena e média dimensão foram os mais vendidos, atingindo 54% das transacções. Os apartamentos de alta qualidade e os que foram alvo de obras de remodelação são os mais procurados. O preço é determinado pelas características dos imóveis, tais como: bom estado de conservação, vista sobre a cidade, terraço e existência de varanda ou jardim. Nos primeiros três meses de 2017, os preços mais elevados por metro quadrado foram alcançados por apartamentos localizados em novos complexos de edifícios residenciais, tendo atingindo os 9.500 euros. Em 92% dos casos, os compradores italianos dominam o mercado imobiliário.

O Município I situado no centro histórico da cidade e próximo do Vaticano, é o bairro mais procurado. Também os bairros de Monti e Transtevere, característicos pelas suas ruas estreitas, atrações históricas, palácios bem como a existência de inúmeros cafés e restaurantes, têm uma grande procura. Outras zonas igualmente atrativas localizam-se na zona norte dos bairros de Prati, Parioli, Trieste e Trionfale. Estas áreas residenciais mais tranquilas contam com imóveis exclusivos e mais isolados e são particularmente apelativos para as famílias.

Os quarteirões dos artistas em Ostiense e San Lorenzo têm igualmente registado uma popularidade crescente. São conhecidos pela grande oferta cultural, bares e vida noturna animada. Nesta área, os compradores procuram sobretudo lofts espaçosos. O aumento de novos projectos de construção e de renovação dos ateliês já existentes tem levado ao incremento da procura nestes bairros. 

A Esposizione Universale di Roma (EUR), um complexo urbanístico e arquitetónico a sul da cidade, é outra região que tem revelado um crescimento positivo. Muitas empresas internacionais estão aqui sediadas, o que torna esta área muito atraente. Os inúmeros espaços verdes, a proximidade da região costeira de Ostia e uma boa rede de transportes públicos constituem também um critério de compra importante.

A Engel & Völkers prevê que a tendência de crescimento se mantenha em 2018. A procura forte e constante vai também assegurar um elevado número de transacções. "Nós prevemos que o preço dos imóveis do segmento premium irá continuar a registar um crescimento estável", refere Marco Rognini. Os preços mais altos também deverão continuar a ser alcançados pelos imóveis novos construídos com um elevado nível técnico.