CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Maiorca recebe o primeiro Smart Island World Congress

10 de abril de 2017

Num mundo globalizado onde as cidades se estão a tornar as verdadeiras potências globais, qual será o papel das ilhas no futuro? Quais são as suas oportunidades e desafios relativamente a assuntos como a eficiência, planeamento urbanístico e desenvolvimento socioeconómico?

Smart Island World Congress, o primeiro congresso a nível mundial em smart islands irá abordar estas questões de 20 a 21 de Abril em Calvià (Maiorca), reunindo sob o mesmo espaço mais de 85 peritos internacionais e representantes governamentais das ilhas.

O congresso, organizado pela Fira de Barcelona, pela Câmara Municipal de Calvià e pela Câmara Municipal da Ilha de Maiorca conta ainda com o apoio do governo das Ilhas Baleares e da UN-Habitat. O evento irá concentrar-se em quatro temas principais: Novas soluções de Conectividade, Desenvolvimento Social & Urbano; Crescimento Económico & Talento; e Ilhas do Futuro.

Entre os oradores principais estão o futurista da geopolítica, Parag Khanna, que irá reflectir sobre o papel de ilhas interligadas num mundo urbanizado; e o Ex-Presidente de Kiribati, Anote Tong, que irá avaliar os participantes sobre Pathways Towards Sustainability durante o seu discurso.

O Smart Island World Congress pretende oferecer um ponto de encontro entre governos, cidades e empresas para capacitar as ilhas na época da globalização e atenuar as características especiais das ilhas, tais como população flutuante, sazonalidade, mobilidade e retenção de talentos.

O evento também terá uma zona de networking onde os representantes das cidades das ilhas, oradores, empresas e visitantes se reunirão durante o evento. Entre as empresas parceiras em exposição encontram-se empresas líderes na tecnologia tais como a Microsoft, Fiware e o Grupo Etra, e outras do sector do turismo tais como a Meliá Hotels and Resorts. São esperados cerca de 1,500 participantes e 120 representantes de ilhas internacionais, incluindo do Bahrein, Bali, Córsega, República Dominicana, Porto Rico e Trindade e Tobago. A primeira edição do congresso organizará uma cerimónia de entrega de prémios na noite de quinta-feira 20 de abril para distinguir as melhores iniciativas das ilhas com vista para o progresso.

Smart cities, smart islands
O evento surgiu da necessidade dos territórios insulares se posicionarem como anfitriões de congressos de tecnologia e inovação. O congresso tira partido da experiência consolidada de acolher o Smart City Expo World Congress internacional, que é organizado pela Fira de Barcelona desde 2011 e é agora o principal evento do sector em soluções urbanas inteligentes assim como a maior cimeira de cidades inteligentes.