CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Londres: estação de metro abandonada é lar para os sem-abrigo

19 de janeiro de 2019

O concurso lançado pelo New Horizon Youth Centre e pelo gabinete do prefeito de Londres para a reinvenção e reabilitação da desactivada estação de York Road do metro de Londres foi ganho pelo atelier de arquitectura Morris + Company como moradia para os desabrigados da cidade.

A proposta vencedora do Morris + Company Architects reaproveita a velhinha estação do metropolitano londrino como albergue para os sem-abrigo e também como espaço de trabalho flexível ‘coworking’.

Inaugurado em 1906 a estação de York Road integrava o percurso original de Great Northern, Piccadilly e Brompton Railway (GNP & BR), o precursor da actual linha Piccadilly, a quarta mais movimentada na rede do metro londrino. Segundo a Wikipedia, “Os níveis de tráfego nunca foram altos, e a estação fechou em 1932, no mesmo dia em que a extensão norte da Linha Piccadilly de Finsbury Park para Arnos Grove se abriu”.

Intitulado “Stepping Stones”, o projecto procura fornecer “uma estratégia inclusiva, viável e holística que possa apoiar uma comunidade equilibrada”, onde cada residente é tratado com igual dignidade, com espaços de co-working publicamente acessíveis e um lar compartilhado para os sem-abrigo da comunidade local.

Segundo dados da Combined Homelessness and Information Network citados recentemente pelo jornal The Guardian existirão em Londres cerca de 3.103 homeless (sem-abrigo), número que terá aumentado 20% nos mais recentes meses , e que é 17% superior ao verificado no mesmo período do ano passado.