CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Logística: Blackstone compra activos imobiliários por 18,62 mil milhões de euros….!!

5 de junho de 2019

É a maior transacção que se conhece no mundo imobiliário: a poderosa Blackstone, presente também em Portugal, comprou à gestora de fundos de Singapura GLP, por 18,7 mil milhões de dólares, activos de três dos fundos norte-americanos da asiática. Essa transação envolveu mais de 1.300 espaços de armazém e logísticos, permitindo à Blackstone duplicar a sua presença no segmento logístico nos EUA.

O negócio está claramente relacionado com a evolução espectacular do ecommerce e a procura de arrendamento por parte de grandes empresas mundiais, como a americana Amazon, de espaços logíticos próximos de grandes cidades.

Na hora de fechar o acordo no final da semana passada, Ken Caplan, co-director global da Blackstone Real Estate afirmou que "A logística é o nosso principal tema de investimento global hoje em dia, e esperamos construir o nosso portfólio existente para atender à crescente procura de comércio electrónico"

A asiática GLP — uma gestora de investimentos que possui 64 mil milhões de dólares em activos sob gestão em fundos imobiliários e private equity — ampliou os seus negócios nos EUA nos últimos quatro anos tornando-se o segundo maior player de logística depois da Prologis Inc.. Entre os seus clientes arrendatários estão empresas como a Amazon.com, a Walmart, Adidas AG e L'Oreal SA.

Por sua vez, o negócio imobiliário da Blackstone ascende actualmente a 140 mil milhões de dóares em capital de investidores sob gestão. A empresa opera em todo o mundo , sendo hoje um dos principais proprietários de propriedades de logística, com activos na América do Norte, Europa e Ásia. A Blackstone possui actualmente com esta transacção um portefólio de activos que monta a 86,5 milhões de metros quadrados de logística .