CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Ilha privada da América Central está à venda por mais de 63 milhões de euros

18 de agosto de 2020

A pandemia fez disparar a compra de refúgios paradisíacos espalhados pelo mundo. Possuir uma propriedade à beira-mar ou uma ilha privada própria é considerado o luxo supremo e são cada vez mais procurados.

Nestes tempos particularmente turbulentos, muitas pessoas apreciam a absoluta privacidade, segurança e exclusividade de um espaço privado para desfrutar apenas com amigos e familiares. Tal como no caso das propriedades de luxo, não há um limite máximo de preço para as ilhas privadas. "O tamanho, localização geográfica, acessibilidade e potencial de desenvolvimento determinam o preço da compra. Os edifícios existentes e as suas comodidades também influenciam o valor do mercado", refere Ron Krueger, Managing Director da Engel & Völkers Kinsale/Cork.

Belize é um país da costa oriental da América Central e é conhecido pela sua extrema biodiversidade e ecossistemas únicos. É aqui que o segundo maior recife de coral do mundo encontra as longas e arenosas praias, o estilo das Caraíbas e a cultura dos Maias. Por um preço de cerca de 63 milhões de euros (75 milhões de dólares americanos), a Engel & Völkers está a intermediar a exclusiva ilha privada "Long Caye", que fica a cerca de 19 quilómetros (12 milhas) da costa da Península de Placencia, no sul do Belize. A ilha, que mede aproximadamente 16 hectares, é uma das ilhas mais conhecidas da região de Placencia e garante isolamento e intimidade. Na propriedade há um total de seis pequenas cabanas que oferecem vistas deslumbrantes sobre o Mar das Caraíbas. A ilha tem o seu próprio abastecimento de água e eletricidade, bem como uma marina, e com as praias brancas e arenosas, águas cristalinas e magníficos recifes de coral, oferece também condições perfeitas para desportos aquáticos e pesca.

Já na ilha de Favignana, uma das ilhas Égadi no Mediterrâneo ao largo da costa ocidental da Sicília, a Engel & Völkers está a vender o Nido del Pellegrino Resort por 3,8 milhões de euros. O antigo complexo militar, com aproximadamente sete hectares, possui um total de dez apartamentos e duas suites com vista para o mar. A ilha é bem conhecida pela pesca tradicional de atum e caracteriza-se por belas praias de água esmeralda, costas rochosas, grutas escondidas e as típicas casas brancas com portas azuis.

Em colaboração com a imobiliária Colliers International, a Engel & Völkers vendeu recentemente uma ilha privada na Irlanda por 5,5 milhões de euros. Na "Horse Island" existe uma casa principal, bem como quatro outras residências e duas casas de campo. Algumas das comodidades oferecidas incluem uma pista de aterragem privada de helicóptero e um porto para embarcações.

"Estes tipos especiais de propriedades oferecem aos proprietários um local de refúgio junto à água onde podem sentir a proximidade com a natureza, ao mesmo tempo que desfrutam do conforto de luxo, da máxima privacidade e flexibilidade absoluta", explica Ron Krueger.

Também em Rooi-Els, uma aldeia na região de Overberg (África do Sul), uma vivenda exclusiva com um total de 684 metros quadrados está à venda por 3,33 milhões de euros. A propriedade localiza-se numa península e possui quatro quartos, quatro casas de banho, quatro garagens, uma piscina e um terraço espaçoso.