CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

Holanda: o novo estádio e cidade do Feyenoord

18 de julho de 2017

O famoso clube de futebol holandês espera ter o seu novo estádio, nas margens do rio Nieuwe Maas (Novo Mosa, um afluente do Reno, em Roterdão), pronto na época de 2022.

De facto o projecto vai muito para além do estádio, é uma verdadeira cidade que vai nascer. O masterplan é da responsabilidade do gabinete holandês OMA, liderado pelo arquitecto David Gianotten. O novo estádio terá uma capacidade para 63.000 espectadores. O projecto global da «nova cidade» Feyenoord tem um custo estimado de 1,4 mil milhões de euros, dos quais 400 milhões estão orçamentos para o novo estádio. Este é a parte mais importante do masterplan, que também inclui lojas, casas, escritórios, hotéis, um cinema, uma estação de transportes, uma cervejaria e instalações desportivas.

Construído há 80 anos, o actual estádio do clube de futebol de Feyenoord, com sede em Roterdão, já não atende às exigências de comodidade e segurança modernas. Ao longo da última década foram feitos e apresentados vários planos para um estádio novo e renovado, mas nenhum deles recebeu aprovação final. Em 2016, a Operatie NL, OMA e o Feyenoord propuseram uma abordagem diferente: a construção de um novo estádio multidesportivo combinado com o desenvolvimento do bairro circundante.

O Feyenoord pretende tornar-se um clube multidesportivo para os residentes de Rotterdam Zuid e cooperará com os bairros vizinhos para incentivar a participação desportiva. Esta é a nova filosofia.

O masterplan da cidade do Feyenoord prevê 180.000 m2 para habitação; 64.000m2 de espaço comercial, incluindo um novo cinema, restaurantes, hotéis e lojas e um espaço público de 83.000m2, incluindo um centro desportivo e campos polivalentes.