CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Grupo Galeries Lafayette adquire La Redoute

6 de setembro de 2017

O Grupo Galerias Lafayette – através da sua holding Motier – possui agora 51% do controlo da La Redoute, com o objectivo de realizar a aquisição a 100%.

Da junção das duas grandes empresas irá nascer um novo líder no mercado europeu do Retalho Omnicanal, nas vertentes de moda e decoração.

Depois de em 2014 se ter comprometido, com sucesso, implementar um plano de transformação ambicioso, a La Redoute é hoje um dos líderes do e-commerce nos sectores da moda e da casa. Com uma faturação de 750 milhões de euros, com 9 milhões de visitantes únicos mensais e beneficiando de uma notoriedade reconhecida em toda a Europa, a La Redoute pretende proporcionar uma experiência de alta qualidade ao cliente e colocar à sua disposição uma vasta oferta de artigos de vestuário e para a casa.

Esta operação apresenta fortes interesses a cada uma das partes envolvidas: contribui para acelerar a transformação digital do Grupo Galeries Lafayette e proporciona à La Redoute uma consolidação do seu futuro, providenciando os conhecimentos, competências e know-how necessários a um desenvolvimento rentável e duradouro.

Nathalie Balla e Eric Courteille, co-presidentes da La Redoute, continuarão a dirigir a empresa com a equipa actual e manterão o foco no sucesso deste novo projecto estratégico.

Comentando este anúncio, Phillippe Houzé, Presidente do Grupo Galeries Lafayette, declarou: “(…)Numa altura em que os sectores da moda e do comércio estão actualmente a ser confrontados com uma mutação global sem precedente, o posicionamento e o know-how complementares da La Redoute e das Galerias Lafayette – insígnia emblemática do Grupo – vão permitir a ascensão de um grupo líder do comércio físico e digital, especialista na moda e na decoração, de raízes francesas e com alcance internacional.”

Nicolas Houzé, Diretor Geral das Galerias Lafayette e do BHV MARAIS, acrescentou: “Com a La Redoute, escrevemos hoje uma nova página da nossa história centenária enquanto comerciantes. Estamos felizes por ultrapassar esta etapa estruturante com a Nathalie Balla e o Eric Courteille, com quem partilhamos visão e valores. Com o seu impulso e o trabalho de todas as equipas envolvidas, a La Redoute iniciou uma recuperação espetacular que queremos acompanhar a longo termo. Estamos convictos de que juntos iremos construir um projeto poderoso ao serviço dos nossos clientes.”

Para Nathalie Balla e Eric Courteille, co-presidentes da La Redoute, “A associação a um investidor a longo prazo, tão prestigioso como o Grupo Galerias Lafayette, dá-nos meios para prosseguir, aumentar e acelerar a nossa estratégia. As perspectivas que se abrem com esta aproximação vão permitir novos desenvolvimentos, na prossecução do objetivo de atingir mil milhões de euros de facturação em 2021.”

A finalização da transacção, que deve decorrer nos próximos meses, permanece sujeita à consulta da Comissão de Trabalhadores da La Redoute e à aprovação das autoridades regulamentares competentes.

 

Quem é o Grupo Lafayette

O Grupo Galeries Lafayette é um grupo de comércio, familiar, privado, herdeiro de 120 anos de uma história edificada no comércio e na distribuição. Possui 14.000 colaboradores e tem um volume de vendas a retalho na ordem dos 3,8 mil milhões de euro.

 

A La Redoute

Em Portugal desde 1988, a La Redoute foi fundada em França em 1837 por Joseph Pollet. Oriundo de uma família rural que se instalou em Roubaix, abriu a 1ª fábrica de fiação de lãs inventando novos e inovadores processos. Em poucos anos, a marca alcançou o sucesso que lhe permitiu ser reconhecida a nível internacional. Em Portugal conta com elevados índices de notoriedade. Do tradicional catálogo de venda à distância, a La Redoute evoluiu para o modelo de e-commerce. Actualmente, 90% das encomendas têm origem neste canal.