CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

Fixem este nome: ICON - casas impressas em 3D

3 de maio de 2021

Se, de início, a generalidade dos profissionais da promoção e construção civil não levou muito sério o aparecimento da tecnologia de impressão 3D associado à edificação — sendo ela, até, motivo de troça —, hoje,porém, começam a estar arrependidos das opiniões apressadas e dichotes que então proferiram.

A startup norte-americana Iconbuild.com, fundada por Jason Ballard, veio provar, em poucos anos, que a nova tecnologia não só era viável e credível, como apresentava vantagens altamente competitivas: em termos de custos, sustentabilidade, prazos.

 

Mudar o “paradigma”

A ICON desenvolve tecnologias de construção avançadas condizentes com o século em que vivemos. Usando robótica de impressão 3D, software e materiais avançados, a empresa está mudando o paradigma da construção de casas na Terra, muito embora a sua tecnologia possa ser também utilizada fora do nosso planeta, talvez num futuro não muito distante...

A ICON, startup de robótica para construção residencial, nasceu com a promessa de construir casas para situações de emergência ou calamidade, usando impressoras 3D. Uma casa modelo foi erguida em Austin, capital do Texas, em 2018. Na mesma cidade, dois anos depois, a empresa começou a entregar uma série de residências para os sem-abrigo. O projecto mereceu enormes elogios, não só pela qualidade como pelo design e conforto proporcionados.

As residências possuem apenas 37 m², mas a divisão dos espaços, a escolha dos móveis e o estilo de decoração minimalista ajudam a fazer os ambientes parecerem maiores do que são. Além disso, a casa é bem ventilada e bem iluminada, tornando-a bem aconchegante.

Outras cinco casas foram construídas, sendo todas com layouts diferentes. Mas, em geral, o modelo inclui quarto, casa-de-banho, cozinha, sala e varanda e são impressas em menos de 48 horas.

A empresa inventou uma plataforma ICON — uma impressora robótica operada por tablet, um sistema de pórtico projectado para controlar com precisão a deposição do betão sobre uma grande área de impressão. A mistura “à base de cimento projectado para ser bombeada e extrudada sem desmoronar, aglutinar entre camadas e endurecer rapidamente. Cada ‘mix’ pode ser programado para atributos específicos” - afirma a empresa norte-americana na sua apresentação.

Nos últimos três anos a empresa figura na lista das empresas tech mais inovadoras dos EUA.

 

O primeiro projecto para um promotor privado

O promotor texano Multi-home Mainstream Housing Development cedo se apercebeu do potencial da nova tecnologia da ICON para construir casas de dois a quatro quartos em Austin prontas a habitar. Projectadas pela Logan Architecture, o empreendimento East 17th passou rapidamente do projecto à construção.

“A ICON entregou casas melhores a um valor melhor numa variedade de centros de custo do que a construção convencional, incluindo materiais, tempo de colocação no mercado e mão-de-obra", afirma Gary O’Dell, fundador e CEO da empresa de promoção imobiliária. "As residências East 17th St representam o futuro da construção residencial para os mercado de massa e ilustram o que é possível com esta tecnologia. ”

O desenvolvimento de residências East 17th são as primeiras casas impressas em 3D à venda nos EUA, construídas com a tecnologia da ICON. E a julgar pela velocidade com que estão a ser comercializadas, têm a aceitação do mercado

Veja o Vídeo

https://youtu.be/a9cmTJw5cf0