CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Famoso Castelo de Brunelleschi na Toscana está à venda

23 de maio de 2018

Os Papas Leão X, Clemente VII e Paolo III Farnese foram alguns dos nomes que passaram pelo famoso castelo projectado pelo arquitecto Filippo Brunelleschi, na Toscana. A propriedade que está à venda tem para além do castelo, 25 fazendas e uma aldeia com uma vila do século XVIII para um total de 35 mil metros quadrados de área interna e 1.200 hectares de terras agrícolas - vinhas e olivais - arborizadas.

A Brunelleschi deve-se o projecto deste castelo, durante os primeiros anos de construção da cúpula da Catedral de Florença, em 1424, que pertenceu à família nobre dos Pucci. À venda pela Lionard Luxury Real Estate, o castelo perto de Florença, tem quatro torres angulares e muros ameados que podem ser percorridos ao longo de todo o perímetro. "Esta é uma das propriedades mais prestigiosas já vendidas", segundo Dimitri Corti, presidente da Lionard Luxury Real Estate.

Em comunicado a Lionard Luxury Real Estate, explica que a confirmação de que o castelo na Toscana foi projectado por Filippo Brunelleschi deve-se ao professor Massimo Ricci, um dos principais especialistas no mundo da arquitectura de Brunelleschi. "Entre o início de 1400 e de 1446, no ano da sua morte, Filippo Brunelleschi foi nomeado pela República de Florença para projetar e construir fortificações militares nas áreas em redor da cidade de Florença, apesar de estar ocupado no local de construção da cúpula da Catedral desta cidade. Brunelleschi é o único especialista em fortificações militares ativo nesses anos. No mesmo período, também os senhores das grandes vilas-castelo na zona rural, são obrigados a fortificar as suas residências com imponentes muralhas com torres, ameias e outros dispositivos para se defender de ataques inimigos. Filippo Brunelleschi foi encarregado da planificação e gestão do trabalho de uma destas vilas-castelo perto de Florença, de propriedade da família florentina dos Pucci, muito semelhante à famosa Vila dos Médici de Petraia, esta última já atribuída ao grande arquiteto há algum tempo", lê-se.

Além dos três papas terem-se hospedado aqui: Leão X, Clemente VII e Paolo III Farnese, por dezassete dias em 1541. Outras grandes personalidades visitaram este lugar: de Lorenzo o Magnífico ao Grão-Duque da Toscana Ferdinando III e ao Rei da Itália Vittorio Emanuele III. Em 1944, o castelo foi usado como um comando militar pelo general Mark Clark durante as operações de libertação da Itália.

A mediadora italiana não revela o valor da venda desta propriedade.