CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Espanholas Merlin Property e Hispania querem investir em Portugal

22 de março de 2018

As empresas espanholas Merlin Property, especializada em escritórios e a Hispania, no sector hoteleiro, colocaram Portugal no centro das atenções para a sua expansão internacional.

Segundo avança o jornal espanhol La Vanguardia, os directores de ambas as empresas de investimento imobiliário cotadas (socimi), explicaram hoje em conferência de imprensa as intenções de procurarem Portugal para futuras aquisições. As declarações surgiram durante a "Conferência Reit Ibérica", organizado pela Real Estate Association Pública Europeia (EPRA) e a plataforma da Propriedade Ibérica.

Ismael Clemente, o presidente da Merlin, "afirmou que sua empresa está comprometida com Portugal para futuras aquisições e detalhou que, por enquanto, limitará sua expansão internacional ao país vizinho", adianta o jornal espanhol.

O responsável disse ainda que actualmente, a empresa tem escritórios e um shopping center, em Lisboa, e espera aumentar sua presença na cidade no sector de espaços comerciais. Clemente adiantou que, enquanto Portugal e Espanha são mercados muito semelhantes, a diferença é que o português "ainda está nas mãos de fundos predadores", porque, em sua opinião, que "ainda não introduziu o sistema de SOCIMI (em Portugal pretende-se legislar os  REIT - Real Estate Investment Trust)"

De acordo com o La Vanguardia, Clemente afirmou também que, por enquanto, os accionistas da Merlin não pretendem assumir a actividade da socimi fora da Península, embora não tenha descartado que isso possa mudar daqui a alguns anos.

Já a directora-geral da Hispânia, Cristina García-Peri, explicou que o socimi também está a olhar para o mercado português porque compartilha "muitas características" com os espanhóis em relação à indústria do turismo.

De acordo com Garcia-Peri, Portugal tem as mesmas vantagens competitivas para os turistas espanhóis porque, entre outras coisas, é "seguro" e tem preços "atractivos", por isso, a empresa pretende entre os activos europeus do REIT incluir alguns em Portugal.