CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edifício em madeira mais alto no mundo está a nascer na Noruega

17 de agosto de 2018

O Mjøstårnet está a ser erguido ao lado do Lago Mjøsa, vai ter 81 metros, 18 andares que incluem apartamentos, piscina coberta, hotel, escritórios, restaurante e áreas comuns, numa construção completamente inovadora.

O Mjøstårnet será 30 m mais alto do que o The Tree na cidade norueguesa de Bergen, que actualmente tem o título do mais alto edifício todo em madeira, e 28 m acima de 5 King Street em Brisbane, que deve se tornar o mais alto do mundo quando completo ano e o HAUT de 73m de altura em Amesterdão. 

Os empreiteiros noruegueses HENT AS estão a construir o projecto Mjøstårnet para a AB Invest. A Moelven Limtre AS fornece a matéria-prima glulam, Kerto® e madeira laminada cruzada para a estrutura da torre.
A Mjøstårnet terá elementos de piso à base de madeira nos dez últimos andares, usando o sistema Trä8 da Moelven. A Moelven fornece e instala as estruturas de madeira. A instalação ocorrerá de Setembro de 2017 a Agosto de 2018.

“Pessoas de fora talvez pensem que há um grande risco envolvido em usar um novo método de montagem num projecto tão grande e de prestígio. No entanto, após muitos anos de desenvolvimento, estávamos prontos para dar um novo passo ”, revela Rune Abrahamsen, director da Moelven Limtre.

Lego para adultos

De fato, na Mjøstårnet, as vigas são levadas directamente para o estaleiro de obras, sem qualquer montagem experimental. “Esta é a precisão levada ao extremo. As vigas chegam completamente processadas no estaleiro de obras, e lá elas têm que se encaixar ao milímetro. Não há margem para erros na montagem. O princípio é quase como o utilizado no Lego para adultos. Todas as peças têm lugar específico e devem caber ”, adianta Abrahamsen.

Este método de construção também garante que a construção do Mjøstårnet seja muito mais rápida. Quando a construção de madeira mais alta do mundo for concluída em Março de 2019, Moelven terá içado várias centenas de vigas de madeira laminada na estrutura ao longo de 10 meses. "Esse método de montagem é muito eficiente em termos de tempo e se tornará o novo padrão para estruturas de lâminas como esta", salienta Abrahamsen.

A montagem real foi realizada usando um guindaste grande. Nenhum andaime externo foi usado. Quando Moelven içou a estrutura de glulam no lugar, vários andares foram içados de uma só vez.

“Colocamos de quatro a cinco andares de cada vez. Em seguida, complementamos os elementos de revestimento Trä8. Estas são estruturas realmente enormes, e é uma sensação incrível ver quase 20 metros de altura do edifício sendo içado de uma só vez. Tanto o prédio quanto o orgulho crescem juntos ”, revela o chefe de montagem Lars Ivar Lindberg, da Moelven Limtre.