CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

Como vão os preços das casas americanas?

26 de agosto de 2016

“Em 2006, os preços das casas nos Estados Unidos atingiram um recorde histórico, depois de uma subida ininterrupta nos últimos dez anos. O “crash” que se seguiu colocou todo o sistema financeiro global de joelhos”. Mas apesar dos esforços para dar racionalidade ao mercado hipotecário americano, “a habitação nos EUA continua a ser uma ameaça perigosa para a economia mundial. De então para cá os preços dos imóveis no país, apoiada por taxas de juro baixas, subiram. Em média, os preços das casas americanas recuperaram quase todas as suas perdas com a queda 2006, mas quando ajustados pela inflação ainda estão 20% abaixo do pico de 2006”.

Estas algumas interessantes reflexões inseridas numa abordagem de fundo à questão do imobiliário nos EUA e sua repercussões no sistema financeiro mundial na edição de 20 de Agosto da reputada revista The Economist.

A análise da The Economist constata ser encorajador, o facto de em toda a América os preços parecerem estar no valor justo quando comparado com suas médias de longo prazo. No entanto, em algumas cidades, como San Francisco, os preços situam-se já 40% acima da sua média de longo prazo quando comparado o rendimento das famílias, o que torna possível, e talvez inevitável, uma queda de preços para ajuste à realidade.