CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

China: Ponte liga Macau-Zhuhai-Hong Kong

20 de novembro de 2017

A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, infraestrutura central no projecto da Grande Baía Guandong-Hong Kong-Macau, ficará concluída até ao final do ano, disse em Zhuhai o director-geral do projecto, Lin Ming, ao jornal China Daily.

Segundo o portal Macauhub, Lin, que é igualmente o engenheiro-chefe desta obra que inclui ilhas artificiais e túneis subaquáticos, disse ainda numa entrevista em exclusivo àquele jornal que a obra está “95% concluída.”

O director-geral do projecto adiantou ao jornal ter sido contactado por delegações de diversos países que manifestaram interesse em contratar a sua equipa para construírem projectos semelhantes em diferentes pontos do globo.

É o caso de um grupo de Espanha que terá contactado o engenheiro para “indagar da possibilidade de utilizar a tecnologia utilizada na construção da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau para construir uma ligação com ponte e túneis no mais famoso canal do mundo, o Estreito de Gibraltar”.

A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau tem uma extensão total de 55 quilómetros e permitirá reduzir de quatro horas para meia hora o percurso por estrada de Zhuhai para Hong Kong.

O empreendimento, cuja construção teve início em 2009, foi concebido para aguentar um tremor de terra de grau 8 na escala de Richter, um super tufão com rajadas de vento entre 184 e 202 quilómetros por hora ou uma colisão com um cargueiro com arqueação bruta de 300 mil toneladas.

O projecto incluindo uma ponte convencional e túneis subaquáticos foi elaborado a fim de permitir a navegação marítima num dos canais com maior movimento do mundo, o Canal Lingding Ocidental, no centro do estuário do Rio das Pérolas, por onde passam diariamente mais de quatro mil embarcações.