CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

China: Imobiliário desvalorizou em 2017

19 de janeiro de 2018

No conjunto de 2017, as casas novas desvalorizaram em nove das quinze principais cidades do país.

No último mês do ano, o preço do imobiliário na China manteve-se estável, com uma ligeira queda nas principais cidades, devido às fortes restrições impostas pelo Governo, anuncia o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

Nas grandes cidades chinesas, os preços de novas casas mantiveram-se sem alterações, face a Novembro, enquanto o preço das casas em segunda mão caiu 0,1%.

Já o mercado imobiliário de cidades de tamanho médio e pequeno mostrou sinais de recuperação, com aumentos de 0,6% e 0,5%, respectivamente, no preço para casas novas.

Segundo Liu Jianwei, estatístico do GNE, os preços mantiveram-se estáveis nas principais cidades, devido às políticas de controlo adoptadas pelo Governo, visando esfriar o mercado e evitar uma ‘bolha' no imobiliário.

As autoridades chinesas adotaram, em 2017, um total de 270 restrições, em 110 cidades do país, visando controlar o mercado.

Trinta dessas restrições foram impostas em Pequim.

As medidas incluem o aumento do valor do pagamento inicial na aquisição de um imóvel, aumento das taxas de juro e maiores restrições no acesso a empréstimos para habitação.

Lusa/DI