CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

Aplicação “Guía Arquitectura Madrid”, um exemplo a seguir

23 de julho de 2018

A aplicação para Android e iOS “Guía Arquitectura Madrid” foi lançada este mês, numa iniciativa do Colégio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM) e da sua fundação, que contou com o apoio do ‘Ayuntamiento’ e do Fórum Empresarial da capital espanhola.

A aplicação, como se percebe facilmente, é um guia-roteiro idealizado para descobrir e conhecer na «palma da mão» a capital madrilena através do seu edificado histórico, ou mais relevante.

A base de dados inclui a história construtiva do edifício ou grupo urbano, sua localização, localização na parcela, seus autores, protecções, descrição, imagens associadas.

A App foi desenhada a partir da experiência que a Fundação Arquitectura do COAM possuía no elaboração de Guias de Arquitectura em papel mas, desta feita, com informações e formatação adaptadas às tecnologias móveis e actualizadas com as mais recentes construções.

A aplicação pode ser utilizado enquanto se percorre a a capital do Estado espanhol para obter informações sobre 300 edifícios, seguir itinerários recomendados; ou, a partir de casa ou do escritório, para consultar dados e planear visitas. É gratuita, basta fazer o download para sistema Android ou iOS, e bilingue (Espanhol e Inglês).

Por cá não temos conhecimento de exemplos semelhantes. Os mais recentes Guias de Arquitectura que conhecemos de Lisboa e do Porto são em papel e e viram a estampa graças à editora A + A. Como se afirmava na nota de apresentação de um destes guias, a “Arquitectura é talvez o bem imóvel mais caraterizador da história de uma cidade, revelando ao mesmo tempo grandes vultos da cultura (arquitectos, artistas, entre outros), merecedores de uma divulgação que engrandece afinal a história de um povo”...

Como se não bastasse a avalancha de turistas que agora visitam as duas mais importantes cidades portuguesas, esta era já razão suficiente para se seguir o exemplo dado por Madrid...