CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Angola vai lançar novos concursos públicos internacionais

26 de setembro de 2018

O governo de Angola vai lançar novos concursos públicos para a construção do porto da Barra do Dande, a norte de Luanda, e para a gestão e operação do futuro aeroporto da capital, anunciou João Lourenço esta terça-feira em Nova Iorque.

O Presidente de Angola revelou a informação no discurso que proferiu no Fórum de Negócios Angola-EUA.

Um despacho presidencial de 28 de Junho determinou a realização de um concurso público internacional para o projecto de concepção, construção, gestão e manutenção das instalações portuárias do novo porto da Barra do Dande, na província do Bengo e respectiva concessão.

O despacho decorreu do facto de João Lourenço ter revogado o decreto assinado pelo anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, que aprovava o projecto do porto da Barra do Dande e adjudicava a empreitada por 1500 milhões de dólares a uma empresa de sua filha Isabel dos Santos.

O novo porto seria construído 60 quilómetros a norte de Luanda, em regime de concessão por 30 anos, pela sociedade privada angolana Atlantic Ventures, a qual contaria com uma participação de até 40% da empresa pública que gere o actual porto da capital, que teria as tarefas de licenciamento, concepção, financiamento, projecto, desenvolvimento técnico e construção.

No encontro com empresários americanos – segundo a agência de notíciosa Macauhub -, o Presidente de Angola salientou igualmente vir a ser lançado mais um concurso público para a concessão da exploração dos caminhos-de-ferro, em particular do Caminho-de-Ferro de Benguela, pela sua vertente internacional como via de escoamento dos minérios da Zâmbia e da República Democrática do Congo através do porto do Lobito.