CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

Angola: em 2020 Luanda terá um novo aeroporto

6 de junho de 2018

As obras de construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) ficam concluídas em 2020, provavelmente no 1.º trimestre, caso não se venham a verificar constrangimentos de ordem financeira, disse terça-feira em Luanda o director-geral da Mace Group, empresa a quem foi adjudicada a fiscalização do projecto.

As obras de construção do futuro Aeroporto Internacional de Luanda podem estar concluídas no primeiro trimestre de 2020, caso não se registem constrangimentos de ordem financeira, garantiu hoje, em Luanda, o director-geral da Mace Group, empresa responsável pela fiscalização dos trabalhos em execução no aeródromo.

Segundo aquele gestor, a pista norte está com um grau de execução de 66 por cento, a pista sul com 56 por cento e a placa central que dá acesso das aeronaves ao terminal encontra-se numa fase de execução de 58 por cento. A torre de controlo do novo aeroporto é a estrutura que está mais adiantada, com 91% do previsto, “faltando apenas a instalação dos equipamentos de controlo aeronáutico” - disse o gestor.

O novo aeroporto está em construção no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros da capital, tendo o início da operação chegado a estar anunciado para o primeiro semestre de 2017, sendo que o custo da empreitada de construção do aeroporto, incluindo acessos, ultrapassa já 6000 milhões de dólares.

A construção está a cargo da empresa China International Fund Limited (CIF), contratada pelo governo angolano por 3800 milhões de dólares, tendo os equipamentos sido encomendados à empresa China National Aero-Technology International Engineering Corporation pela soma de 1400 milhões de dólares.