CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

ABANCA conclui a aquisição do negócio do Novo Banco em Espanha

30 de novembro de 2021

O ABANCA e o Novo Banco S.A. terminaram, esta terça-feira, a operação de compra e venda do negócio do banco português em Espanha, depois de recebidas as autorizações do Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital e da Comissão Nacional dos Mercados e Concorrência.

O acto de assinatura teve lugar na sede institucional do ABANCA, em Madrid, e participaram, do lado do ABANCA, o presidente, Juan Carlos Escotet Rodríguez, e o CEO, Francisco Botas, enquanto o Novo Banco esteve representado pelo CEO, António Ramalho.

Com esta operação, o ABANCA supera os 107.000 milhões de euros de volume de negócio e reforça o seu posicionamento em dois âmbitos de atividade prioritários: o negócio de banca pessoal e privada e o negócio de empresas. A aquisição, que representa a integração contabilística do negócio adquirido, apresenta um baixo risco de execução e mínimo consumo de capital.

As agências do Novo Banco terão, a partir deste momento, acesso à plataforma tecnológica do ABANCA para oferecerem aos seus clientes a possibilidade de contratar produtos e serviços do ABANCA. As agências, redes sociais e os canais digitais do Novo Banco começarão, a partir de hoje, a incorporar a imagem corporativa do ABANCA.

Para assegurar a atenção que continuará a ser prestada nas agências adquiridas, o ABANCA terá nas suas agências em Santander, Donostia-San Sebastián, Pamplona, Granada, Alicante, A Coruña e Gijón, corners diferenciados para oferecer serviços específicos aos clientes do Novo Banco em cada uma dessas áreas. 

Operação complementar em mercado e estratégia

A operação robustece o posicionamento do ABANCA em Espanha, muito especialmente em Madrid. Também reforça os segmentos estratégicos de banca privada e pessoal e empresas, neste último caso, especialmente na actividade fora do balanço e no estrangeiro.

O Novo Banco trará potencial de crescimento em linhas como o negócio segurador. Esta atividade está em pleno crescimento no ABANCA, após o relançamento da companhia de Vida e da criação do ABANCA Seguros Generales conjuntamente com o Crédit Agricole Assurances, que já lançaram os seus primeiros produtos.

Assim, as importantes sinergias que apresenta a operação permitirão ao ABANCA avançar na melhoria da sua eficiência.

Os clientes do Novo Banco vão beneficiar de mais capacidades tecnológicas, atenção pessoal numa rede de 631 agências em Espanha e 686 em todo o mundo, acesso a 1.145 caixas automáticos próprios e outros 14.500 fruto dos acordos com Euro 6000 e outras entidades financeiras, especialização em segmentos como empresas, banca privada e pessoal, seguros, agro, mar e crédito ao consumo, maior diversificação do catálogo de produtos e presença internacional em 11 países da Europa e América.

Uma vez acordada por ambas as partes, a operação ficará concluída com a realização do processo de integração tecnológica que previsivelmente terá lugar no último trimestre de 2022. O ABANCA acumula uma ampla experiência na realização de integrações, onde tem uma comprovada capacidade graças ao desenvolvimento bem-sucedido de várias operações nos últimos anos.

A primeira foi a integração, em 2014, do Banco Etcheverría. Em 2017, foi realizada a compra de Popular Servicios Financieros. Em 2018, o ABANCA adquiriu o Deutsche Bank PCB e, também em 2018, comprou à Caixa Geral de Depósitos o seu banco em Espanha, o Banco Caixa Geral. Em 2020, ocorreu a compra do Bankoa, cujo processo de integração foi concluído com sucesso nas últimas semanas.