CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Incumprimento das famílias portuguesas no crédito baixa 13,6%

6 de abril de 2019

Entre Novembro de 2017 e Novembro de 2018, o crédito ao consumo aumentou 1.207 milhões de euros, para um total de 26.166 M€, sendo que a nível percentual a concessão deste tipo de crédito aumentou 11,5%. Apesar desta subida, a carteira de crédito dos portugueses aumentou apenas 4,83%, revelando que muito deste valor foi amortizado – Quem o afirma é “O Doutor Finanças”, empresa de consultoria em finanças pessoais e familiares com base nos mais recentes dados sobre crédito ao consumo divulgados recentemente pelo Banco de Portugal

Segundo a empresa, “ao nível do incumprimento das famílias existiu ainda uma baixa de 13,6% sendo que no final de Novembro de 2018, 11,3% das famílias se encontravam com os seus créditos em dívida”.

Crédito consolidado, o que é…?

Para as famílias que estão ainda com dificuldades em cumprir as suas obrigações de crédito, a empresa sugere um crédito consolidado “onde é possível poupar até 60% nas prestações mensais”.

Um crédito consolidado consiste na junção de todos os créditos, convertendo-os num único crédito com melhores condições, com uma taxa de juro menor e um prazo de pagamento fixo. As prestações mensais podem sofrer uma redução significativa e, em vez de se pagar várias prestações aleatórias, passa a pagar-se uma única prestação e ainda mais baixa.

A empresa alerta, contude, que “existem créditos que não são elegíveis para criar um crédito consolidado, entre eles estão os créditos hipotecários, comerciais e renegociados, em oposição aos créditos pessoais ou aos créditos contraídos através de cartões de crédito e linhas de crédito”.

"A consolidação do crédito pode ser uma grande vantagem para alguém que possui inúmeros créditos e que já não consegue lidar com toda a documentação, ou que possivelmente já nem sabe quantos créditos possui. Nestas situações, a consolidação do crédito permite simplificar processos ao reunir todos os créditos em apenas um, podendo ajudar a reduzir encargos e ganhar uma folga orçamental que pode tirar muitas dores de cabeça", refere Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças.

Apesar das inúmeras vantagens em realizar um crédito consolidado, existem alguns riscos que se deve ter em conta como por exemplo, o prazo do crédito ser geralmente mais alargado apesar das prestações mais baixas e o montante total de juros suportados aumentar devido ao alargamento do prazo.