CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

“Implosões, construções e demolições” no Arquivo Municipal

27 de julho de 2017

O Arquivo Municipal de Lisboa inaugura hoje, ao final da tarde, as exposições “Implosões, construções e demolições”, de obras do seu acervo, com curadoria de Sofia Castro, e “Casa Aberta”, de Henrique Neves.

Sobre “Implosões, construções e demolições”, em nota, o AML afirma que “traz a público uma selecção de obras de diversos autores como Wenceslau CifKa, José Bárcia, Eduardo Portugal, Paulo Catrica, Pedro Letria, entre outros, e abrange diferentes épocas de produção fotográfica e reflexão artística”.

“As imagens escolhidas revelam a construção, a demolição e a implosão de edifícios e outras estruturas em Lisboa, fixando momentos irrepetíveis destes processos”, afirma o AML, acrescentando que “na sua maioria documentam vários contextos da cidade onde estas acções são evidentes, testemunhando as variadíssimas transformações do espaço público e do património construído da capital”.

“Das muitas imagens existentes no acervo fotográfico do AML”, a curadora da exposição optou por “apresentar algumas que conduziram a novas formas de viver, aceder, circular e usufruir a cidade, como por exemplo a demolição de um troço do Aqueduto das Águas Livres, a construção da Ponte sobre o Tejo, do Metropolitano ou dos novos estádios e a implosão das chaminés da Fábrica de Gás de Belém”.

Por seu lado, “Casa Aberta” de Henrique Neves, é “uma exposição que cria diálogos entre a fotografia, a arquitectura, a decoração e a arte contemporânea, questionando o modo como as diversas práticas e técnicas são vistas e valorizadas”.

As exposições são inauguradas hoje às 19:00 no AML, na rua da Palma, à Mouraria.

Lusa/DI