CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

Ukio: Startup espanhola de tecnologia imobiliária chega a Portugal

24 de setembro de 2021

Ukio,startup de tecnologia imobiliária com sede em Barcelona, fundada pelos irmãos Stanley e Jeremy Fourteau em 2020, anunciou hoje que angariou mais de 9 milhões de dólares em financiamento inicial liderado pela Breega com participação da Heartcore e Partech e apoio adicional dos business angels Iñaki Berenguer, Fundador da Coverwallet, e Avi Meir, Fundador da Travelperk.

A nova ronda de financiamento irá fomentar os planos de expansão da empresa por toda a Europa, sendo Portugal o primeiro mercado fora de Espanha. A proptech espanhola investirá 2 milhões de dólares no país, lançando-se primeiro em Lisboa, onde a Ukio planeia formar uma equipa local de 15 pessoas até ao final do ano em diferentes departamentos – operações, design, distribuição e financiamento. 

"Temos assistido a um aumento da procura em Portugal por este tipo de solução - um alojamento capaz de suportar uma estadia de meio a longo prazo que parece que estamos em casa. A pandemia só veio a aumentar esta procura devido à criação de escritórios em casa e ambientes de trabalho remotos. As pessoas estavam à procura de novos lugares para ficar por períodos de tempo mais longos que pudessem acomodar todas as suas necessidades", explica Stanley Fourteau, CEO e Co-Fundador. "A Ukio permite esta nova forma de vida, tornando o processo o mais simples possível, ao mesmo tempo que mantém a comodidade e o conforto de um lugar que nos sentimos em casa". 

De acordo com a proptech espanhola, a mudança de mentalidades dos consumidores e a adopção do trabalho à distância geraram um desejo crescente de soluções de vida flexíveis a nível global. Esta procura tornou-se ainda mais relevante hoje em dia, à medida que a força de trabalho global se torna mais móvel. Até 2022, 32% de todos os empregados a nível mundial serão remotos, prevendo-se que esta tendência se mantenha nos próximos anos. Esta nova forma de trabalhar está a redefinir a mobilidade, dando às pessoas liberdade e flexibilidade para viverem onde quiserem, quando quiserem.

A missão da Ukio é capacitar os indivíduos a descobrirem novos lugares, tendo um lar para onde quer que vão. Cansados da busca exaustiva e dos elevados custos para encontrar e mobilar um apartamento, os irmãos Stanley (ex-Airbnb) e Jeremy Fourteau (ex-Headspace) fundaram a Ukio em 2020, para trazer este processo comum, no entanto muitas vezes desgastante, para o século XXI.

Ao poupar a parte da papelada confusa e da caça de apartamentos, a Ukio fornece apartamentos escolhidos e totalmente mobilados para estadias mensais, apresentando uma experiência de utilizador totalmente digital desde a procura até ao check out. "À medida que o mundo se vai tornando mais móvel e flexível, a procura de experiências de vida mais dinâmicas continuará a crescer ainda mais. Com este novo financiamento e o apoio dos nossos incríveis parceiros de empreendimento e business angels, a Ukio continuará a dar um novo rumo ao mercado da habitação e a conduzir a indústria para o futuro da vida", acrescenta Jeremy Fourteau, COO e Co-Fundador.

As mudanças que vieram com a pandemia

"A pandemia global levou a uma mudança drástica na forma como abordamos as viagens e as estadias. A tendência a médio prazo que começou com os GenZs à procura de 'NOwnership' flexível, está a evoluir ainda mais com muitas empresas a alargar as suas políticas de "trabalho a partir de casa", profissionais itinerantes a optarem por acomodações alternativas e famílias a deslocarem-se. Os imóveis que trabalham para estadias a médio prazo precisam de satisfazer certos requisitos em termos de qualidade, localização e comodidades, daí a necessidade de uma solução como a Ukio que se concentre especificamente neste segmento de mercado. Acreditamos que a equipa da Ukio, com a sua oferta única, será capaz de cumprir a sua promessa de satisfazer esta necessidade e conquistar o mundo"conclui Isabelle Gallo, parceira na Breega.

Apesar das fortes quebras no mercado de arrendamento, a Ukio cresceu, criando uma carteira de 100 apartamentos em Barcelona e Madrid e mantendo uma ocupação de 95% em 2021. No final do próximo ano, a Ukio planeia gerir 700 apartamentos em seis capitais europeias e desenvolver ainda mais a sua tecnologia end-to-end, bem como o seu sistema operacional interno único para apoiar a sua expansão europeia.

O nome Ukio é japonês e significa "viver no momento". De acordo com os padrões de excelência japoneses, os irmãos Fourteau trazem as necessidades da geração actual para a vanguarda, construindo um futuro digital para a habitação