CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

Inlife: Startup portuguesa que aposta no arrendamento de casas para estudantes e profissionais

25 de novembro de 2021

A Inlife é uma plataforma digital que facilita o processo de arrendamento de quartos, estúdios, apartamentos ou até residências e espaços de coliving, em várias cidades do país, sendo possível fazer tudo por videochamada em tempo real.

Lançada em 2019, a Inlife é uma startup portuguesa que pretende continuar a inovar na forma como se olha para todo o processo de procura e seleção de uma nova casa. Desta forma, tornou possível que os hóspedes passassem a visitar um alojamento muito antes de se mudarem de uma cidade para outra.

Em apenas 15 minutos, a Inlife oferece assim a possibilidade de se ficar a conhecer a futura casa, através de uma videochamada em tempo real dentro da plataforma, com possibilidade de presença na chamada de um operador da empresa, pronto para mediar a visita à distância e esclarecer questões técnicas que surjam de qualquer dos lados (senhorio ou inquilino).

Nestas visitas, os potenciais inquilinos terão oportunidade de conhecer as condições da casa em tempo real, os futuros colegas de casa (no caso de arrendar um quarto) e, ainda, de conhecer os arredores da casa, saber como chegar à estação de metro ou autocarro mais próxima, supermercados, restaurantes e outras informações locais. 

De acordo com Pedro Gancho, CEO da Inlife, “a plataforma da Inlife foi concebida para permitir a qualquer pessoa um processo de reserva rápido e sem burocracia envolvida, sendo o seu grande ponto de diferenciação o serviço de agendamento, gestão e realização de visitas por videochamada em direto entre inquilino e senhorio, tudo dentro da plataforma, para otimizar o tempo e eficiência do processo para ambas as partes”.

E acrescenta: “Estamos muito contentes por termos introduzido este conceito pioneiro no mercado de arrendamento, porque vemos que o serviço inovador da Inlife está realmente a acrescentar muito valor a quem o utiliza. Queremos, sobretudo, oferecer às pessoas um processo de arrendamento rápido, descomplicado e transparente, que permita que façam uma escolha informada e confiante, para encontrarem a casa certa e desfrutarem de uma excelente estadia”.

A juntar às visitas por videochamada, a Inlife possui uma plataforma online simples e intuitiva, que oferece ainda mais informação a quem procura casa e que permite tornar o processo mais célere. A plataforma ajuda a encontrar um alojamento, permitindo selecionar as zonas preferenciais, o orçamento e o tipo de casa que se procura.

Quando escolhido o alojamento, o inquilino tem a opção de efectuar a reserva no momento e proceder ao pagamento da primeira renda ou, se preferir, marcar uma visita, de forma a poder verificar se a casa corresponde totalmente às suas expectativas. Após a reserva ser aceite e confirmada pelo senhorio, o valor da renda inicial fica retido pela Inlife até 24 horas após o dia efectivo de entrada na casa. Só nesse momento a renda será transferida para o senhorio, para proteger o inquilino e garantir que a casa e condições contratuais estão exatamente conforme aquilo que foi acordado no momento da reserva.

A Inlife está actualmente presente nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, com tudo a postos para entrar em Espanha e Itália já no início de 2022. A empresa conta com vários parceiros por todo o país, entre os quais a Universidade de Lisboa, Nova SBE, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Lisboa, entre muitas outras empresas e organizações.