CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

 

 

Câmara de Lisboa discute criação de campus educativo em Marvila

17 de junho de 2020

Promovido pela United Lisbon Education Hub S.A, a Câmara Municipal de Lisboa aprecia amanhã, quinta-feira,  um Pedido de Informação Prévia (PIP) para a criação de um campus educativo na freguesia de Marvila.

De acordo com a proposta da autarquia, o PIP submetido em Setembro do ano passado pela United Lisbon Education Hub S.A visa construir um projecto na área da educação, na Avenida Marechal Gomes da Costa, com uma área de 28.400 m2.

A intenção do requerente é criar um ‘hub’ educacional que “integre e amplie o recinto da Escola Internacional, instalada no antigo Laboratório Pasteur (Prémio Valmor 1958), e que se prevê que venha a abrir no próximo ano lectivo.

Aproveitando a projecção internacional da escola, pretende-se criar dentro do campus “residências destinadas a estudantes e a professores/oradores que venham a frequentar/lecionar nesta unidade educativa”, lê-se na proposta do vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Ricardo Veludo (Cidadãos por Lisboa, eleito pelo PS).

O campus tem também como objectivo promover “a relação com o mercado de trabalho, designadamente através da inclusão de áreas destinadas a serviços numa relação directa com o funcionamento da escola no edifício contíguo da antiga Fábrica Portuguesa de Artigos Eléctricos”.

O projecto, que inclui ainda um ginásio e estacionamento, prevê “a manutenção e reabilitação e três dos edifícios que pertencem à Carta Municipal do Património, o que confere ao conjunto uma acrescida mais-valia arquitectónica e urbanística, ao mesmo tempo que preserva a memória de uma época de desenvolvimento da cidade”, refere a autarquia, acrescentando que a operação teve parecer favorável da Estrutura Consultiva Residente, que terá de se pronunciar novamente na fase de desenvolvimento dos projectos de arquitetura.

“Nos moldes em que foi apresentado e na medida em que seja garantida a sua efectiva conexão e interdependência funcional, este programa assume-se como uma oferta única e inovadora no domínio da educação, de reconhecido interesse para a cidade, designadamente numa perspectiva de inovação e investigação e, ainda, segundo uma dimensão cultural”, defende Ricardo Veludo.

 

Empresários com mais de 20 anos no mercado nacional

Ainda que o projecto seja “genericamente viável à luz do Plano Director Municipal”, terão de ser feitos ajustes em sede de licenciamento e apresentados outros elementos e estudos de impacto.

A aprovação do PIP fica, porém, condicionada ao desenvolvimento do campus educativo por uma das seguintes formas alternativas: realização de uma operação de loteamento que abranja toda a parcela, constituição de uma propriedade horizontal da totalidade do conjunto de edifícios abrangidos, assegurando a respectiva unidade funcional enquanto equipamento, ou a realização de uma operação que autonomize as duas parcelas com acesso directo à Avenida Marechal Gomes da Costa.

A empresa promotora do projecto, a United Lisbon Education Hub S.A, fundada pelos empresários Norman e Chitra Stern, também fundadores e proprietários do Elegant Group, que tem um histórico de 20 anos desenvolvendo propriedades em todo o país sob a marca Martinhal. A sua marca de hotéis familiares, resorts e residências, Martinhal, recebe famílias de Portugal em todo o mundo há mais de 10 anos.

Na sessão de quinta-feira, os eleitos vão também apreciar um PIP do Centro Comercial Colombo para ampliar o seu edifício de escritórios.

“Os parâmetros urbanísticos mantêm-se, designadamente cércea, volumetria, fachada, uma vez que apenas é proposto o aproveitamento o último piso com pé-direito duplo, que passa a ter dois pisos”, refere a proposta.

Lusa/DI