CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Housers é a primeira plataforma de crowdfunding estrangeira a conseguir a autorização da CMVM

20 de fevereiro de 2020

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deu luz verde ao pedido da empresa em converter-se na primeira plataforma internacional de financiamento participativo a operar em Portugal. A Housers já financiou 19 projectos imobiliários no mercado português, com um investimento superior a seis milhões de euros por parte dos usuários.

Portugal representa o terceiro mercado de expansão da Housers, após o seu nascimento em Espanha no ano de 2015 e da sua aterragem em Itália, em 2017. A empresa, que se encontra em plena fase de ampliação de capital, acaba de lançar novas áreas de negócio, Corporate e Green, de forma a ampliar o portefólio de alternativas de investimento para os seus usuários.

A plataforma conta, desde Junho de 2017, com licença (número 20) da CNMV, para operar tanto com a modalidade de equity como com a modalidade de empréstimos, de acordo com a legislação 5/2015 de 27 de abril do Fomento de la Financiación Empresarial de Espanha.

A empresa celebrou recentemente o seu segundo aniversário em Portugal, onde já financiou 19 projectos imobiliários, nos quais os usuários da plataforma investiram mais de seis milhões de euros, 80% do valor corresponde a investidores internacionais. A Housers alcançou quase 10.000 usuários em Portugal, cerca de 10% do total de usuários da plataforma (mais de 115.000).

Já procederam à devolução antecipada de três projectos: Boss Smart City, no Porto, com uma TIR de 8,68%, e Palmela Villas, localizado a 40 quilómetros de Lisboa, finalizado com uma TIR de 9,50%. Em ambos os casos a TIR conseguida superou a TIR objectivo.