CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

"Homenagem ao Monumento Desconhecido" no Panteão Nacional

21 de maio de 2016

É inaugurada no próximo dia 2 de Junho, pelas 18h30, no Panteão Nacional, no Campo de Santa Clara em Lisboa, a exposição "Homenagem ao Monumento Desconhecido". A cerimónia contará com a presença da Directora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, a Directora do Panteão Nacional e Gastão de Brito e Silva, autor do blogue Ruin’Arte —  e autor das fotografias expostas.

A exposição “Homenagem ao Monumento Desconhecido” apresentada neste nobre espaço, dedicado à preservação da memória nacional, visa honrar e perpetuar as memórias de alguns edifícios que se encontram à beira de uma derrocada, elevando-os à categoria de heróis da Pátria – comenta Gastão de Brito e Silva no seu blogue.

Como referiu ao “Diário Imobiliário”, «existem em Portugal cerca de milhão e meio de habitações devolutas, cujo orçamento para a sua recuperação atingem os trinta e nove mil milhões de euros, segundo dados de um estudo feito pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apoiado em dados do INE”.

«É indesculpável, que muitos edifícios definhem à vista de todos sem que haja alguém que aja» - adianta-nos. Para o fotógrafo e criador do Ruin’Arte, “Qualquer edifício decadente deve ser restaurado ou demolido, pois é uma ameaça à economia, sociedade, ambiente e acima de tudo, de saúde pública. Um edifício em ruínas desvaloriza por contaminação ambiental, toda uma rua ou até mesmo um bairro. Tal como a sua recuperação, certamente também se fará sentir na melhoria de qualquer localidade”.

Para Gastão Brito e Silva, “ao devolvermos a dignidade a um edifício, estamos em simultâneo a devolver a dignidade a uma população, por conseguinte tudo se valorizará neste ambiente social...”.

 

Quem é Gastão Brito e Silva

 

Nascido em Lisboa no ano de 1966, trabalhou na Kodak Portuguesa onde teve o primeiro contacto com a fotografia profissional, tendo mais tarde frequentado um curso de fotografia com o fotógrafo Carlos Marques, que lhe abriu novas portas e perspectivas. Em Março de 1993, fundou o Estúdio LuzViva. Tem publicado trabalhos nos mais diversos meios de publicidade e é autor de vários textos técnicos.

Desde 2003 que ministra workshops temáticos e cursos no Studio 8A, tendo já leccionado na Universidade Católica, no ISLA, na ANIF, APAF, Oficina da Imagem e Arte na Linha.

Em 2018 cria o blogue Ruin’Arte, que foi distinguido como melhor blogue de 2012 na categoria de Arquitectura. Volvidos quase oito anos de trabalho, acumulou um acervo de perto de vinte mil imagens, mais de três mil e oitocentas trabalhadas e cerca de mil e quinhentas ruínas visitadas.

Representou Portugal, como fotógrafo de património, numa iniciativa da União Europeia e do Governo da Argélia, para uma exposição e livro de Constantine, que foi em 2015 Capital Árabe da Cultura.