CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Guadiana: Passadiços na cascata do Pulo do Lobo

12 de novembro de 2017

A Câmara de Serpa, no Alentejo, vai instalar passadiços para permitir visitas em segurança à zona da cascata do Pulo do Lobo, no rio Guadiana, a maior do sul de Portugal e um atractivo turístico do concelho.

Actualmente, é "difícil e perigoso" aceder à zona do Pulo do Lobo, porque o percurso implica uma descida a pé por uma encosta com um declive acentuado, disse Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, no distrito de Beja.

Por isso, explicou, o município vai investir 463 mil euros num projecto para instalação de infraestruturas, como uma zona de estadia e três passadiços exclusivamente pedonais, que permitirão "melhorar as condições de visita e fruição em segurança" da zona do Pulo do Lobo.

A zona de estadia ficará junto ao início dos passadiços, que vão tornar "mais seguro" o acesso pedonal na encosta do Pulo do Lobo e permitir aos visitantes desfrutarem de forma "mais confortável" da margem do Guadiana nas imediações da cascata, disse.

Um dos passadiços será uma escadaria em ziguezague com cerca de 300 degraus, que irá permitir descer a encosta em segurança e incluir vários patamares de descanso, os quais funcionarão como miradouros.

No final da escadaria, haverá dois passadiços ao longo da margem esquerda do rio Guadiana e em sentidos opostos, um para montante e outro para jusante.

O município já lançou o concurso público para adjudicação da empreitada de instalação da zona de estadia e dos passadiços, que deverá terminar até ao final de 2018.

O projecto prevê também a criação de uma zona de estacionamento, a instalação de sinalética e estruturas informativas e interpretativas da envolvente da cascata e acções de promoção e divulgação das novas infraestruturas e do Pulo do Lobo, indicou o autarca.

A sinalética e as estruturas informativas e interpretativas vão servir para informar e sensibilizar a população, a comunidade escolar e os visitantes sobre a temática da conservação e da preservação da natureza na envolvente do Pulo do Lobo, sobretudo da riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana.

O projecto da Câmara de Serpa para a zona da cascata do Pulo do Lobo será comparticipado em 320 mil euros por fundos comunitários, sendo a verba restante assegurada pelo município.

Com o objectivo de melhorar os acessos à zona do Pulo do Lobo, o município já pavimentou com asfalto cerca de seis quilómetros da Estrada Municipal 514, que estavam em terra batida, num investimento de 150 mil euros, lembrou Tomé Pires.

Lusa/DI