CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Franço-suíço Claude Berda quer investir 450 M€ em Portugal

28 de abril de 2017

O franco-suíço Claude Berda, de 70 anos de idade, que vendeu o Grupo de Media AB Groupe, tenciona investir 450 milhões de euros na compra e desenvolvimento de propriedades em Portugal para depois as vender, refere hoje a agência Bloomberg.

Segundo a Bloomberg, Berda está à procura de financiamento da banca para alguns dos projectos e nos últimos dois anos já comprou dez edifícios em Lisboa, um 'resort' no Algarve e uma propriedade de 350 hectares na Comporta.

"Portugal é definitivamente o meu próximo grande projecto", disse Berda à agência, numa entrevista em Lisboa.

"Já estive algum tempo com mediadores imobiliários e estão há procura de propriedades para vender. Não têm produto suficiente. O mercado é muito bom e forte", adiantou Berda na referida entrevista.

O mercado imobiliário em Portugal está a gerar crescente interesse nos cidadãos franceses, que no ano passado ultrapassaram os britânicos e passaram a ser os maiores compradores estrangeiros de imobiliário, segundo dados da associação portuguesa de profissionais e mediadores imobiliários, adianta a Bloomberg.

A agência também refere o programa de residente não habitual, que permite aos pensionistas estrangeiros que vivam no país não pagar impostos desde que o rendimento provenha do estrangeiro, e o programa dos 'Vistos Gold', que oferece vistos de residência para quem investir mais de 500 mil euros em imobiliário, adiantando que os dois têm sido 'magnéticos' para compradores estrangeiros, incluindo cidadãos franceses à procura de impostos mais baixos e chineses à procura de casa na Europa.

Berda, que viaja para Portugal duas vezes por mês para acompanhar a sua empresa de imobiliário Vanguard Properties, gerida pelo filho Rolland, afirma que "Lisboa ainda é relativamente barata quando comparada com outras cidades europeias" e que "conhece bem os portugueses", refere a Bloomberg.