CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Financiamento europeu para a regeneração urbana de Lisboa

24 de outubro de 2016

Lisboa vai ser o primeiro município da União Europeia (UE) a beneficiar directamente do apoio do Plano Juncker, depois da assinatura do acordo que decorre hoje, no Pátio da Galé. Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar presente na cerimónia de assinatura do projecto do Município de Lisboa financiado pelo Plano de Investimento Europeu (Plano Juncker) e pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

O financiamento europeu contribuirá para a regeneração urbana da cidade e para apoiar o seu crescimento e competitividade. O projecto tem um forte foco na inclusão social. Lisboa tornar-se-á assim no primeiro município da UE a beneficiar directamente do apoio do Plano Juncker.

Na cerimónia estão presentes ainda o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, o Comissário Europeu Carlos Moedas e o Primeiro-Ministro António Costa.

A UE apoia desta forma, a modernização das infraestruturas de Lisboa com um empréstimo de 250 milhões de euros concedido pelo BEI ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa. A primeira tranche será de 100 milhões de euros.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) irá financiar a modernização das infraestruturas públicas da capital portuguesa, visando a melhoria da prevenção de inundações, a promoção da mobilidade sustentável e a modernização da habitação social e de outros equipamentos coletivos essenciais.