CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Figueira de Castelo Rodrigo: Torre de Almofala em reabilitação

24 de junho de 2018

Classificada como monumento nacional, a Torre de Almofala localiza-se no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, em cabeço sobranceiro ao vasto planalto junto à Ribeira de Aguiar. Tal como grande parte do nosso património histórico monumento, esteve décadas ou séculos ao abandono, ou sofreu intervenções superficiais que se arrastam pelos anos, sem aparente objectivo à vista. Agora o município do distrito da Guarda deitou mãos à obra e está a requalificar a o monumento que data da época da ocupação romana, para que seja um "marco importante" na oferta turística do concelho.

"A Torre de Almofala ou Torre das Águias, como também é conhecida, é um monumento importantíssimo que tem um valor histórico e patrimonial incalculável", disse afirma o presidente da autarquia, Paulo Langrouva.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, o antigo templo, que na Idade Média foi convertido em atalaia, estava para ser requalificado "há mais de 16 anos".

A requalificação teve agora o aval da Direcção Regional da Cultura do Centro e financiamento comunitário. "As obras já começaram – diz o autarca. Estamos a falar de um investimento que vai para além do meio milhão de euros, em que vamos ter um financiamento comunitário da ordem dos 400 mil euros", esclareceu.

Quando a obra estiver concretizada, trará "benefícios acrescidos" para aquele município que se situa junto da fronteira com Espanha, admitiu.

Paulo Langrouva sublinhou em declarações à Lusa que as obras em curso, “são minuciosas e estão a ser acompanhadas em permanência por uma equipa de arqueólogos”.

Após a requalificação do monumento, será construído um Centro Interpretativo para acolhimento, recepção e informação dos visitantes, estando previsto naturalmente a melhoria das acessibilidades ao local.

O futuro Centro Interpretativo da Torre de Almofala, que terá uma aposta forte nas novas tecnologias, deverá estar construído no início do próximo ano, prevê o autarca.