CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Évora vai ter novo “boutique hotel de luxo”

14 de abril de 2017

O edifício do século XV, conhecido como antiga casa dos Condes da Lousã, a pouco mais de 200 metros da Sé Catedral de Évora, será o mais recente hotel da cadeia Unlock Boutique Hotels. O novo «boutique hotel» terá 22 quartos e o projecto arquitectónico do atelier Fernando Coelho procurará tirar partido “das raízes históricas do edifício”, sem hipotecar o conforto, a funcionalidade e o requinte de uma pequena unidade hoteleira de luxo.

As obras na antiga Casa dos Condes de Lousã, tiveram início em Novembro passado e o The Noble House deverá abrir as suas portas em Junho próximo.

Localizado em pleno coração de Évora, a residência da familia Casco e Solis, morgados de Brito durante o século XVIII, que já foi uma Pensão Residencial, tem vista privilegiada sobre a planicie Alentejana.

O projecto de renovação da antiga Casa dos Condes de Lousã está a cargo do arquitecto Fernando Coelho, autor de vários projectos de referência, como o Cella Bar, na ilha do Pico (Açores), distinguido pelo ArchDaily como Edifício do Ano 2016, na categoria Hospitalidade.

Além de “uma das maiores suítes do distrito”, que integra parte da muralha romana da cidade numa das paredes, a nova unidade de alojamento preserva ainda outras características do histórico edifício, como os azulejos do século XVIII, o portal brasonado, os tectos abobadados, alguns frescos (que cobrem as paredes de vários quartos), o jardim ou o poço usado antigamente para consumo caseiro de água.

Esta é a primeira unidade hoteleira detida pela Unlock Boutique Hotels, especializada em gestão de hotéis de pequena e média dimensão, com um máximo de 120 quartos. Entre o portefólio da empresa estão hotéis como a Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo, o Hotel da Estrela, em Lisboa, ou o Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante.