CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Trabalho flexível no topo da lista de desejos dos trabalhadores

16 de maio de 2019

O mais recente estudo da IWG — líder mundial em espaços de trabalho flexíveis e detentora das marcas Regus e Spaces — reuniu a opinião de mais de 15 mil empresários em 80 países e concluiu que o trabalho flexível “não é considerado apenas um privilégio, mas um factor essencial quando se trata de aceitar uma nova oferta de emprego” - refere o estudo.

Quando se pediu aos trabalhadores para a priorizar preferências, no que diz respeito a vantagens no local de trabalho, 80% disseram que, quando confrontados com duas ofertas de emprego semelhantes, recusariam o que não oferecia um trabalho flexível. Além disso, 54% defenderam que ter uma escolha do local de trabalho era mais importante para eles do que um aumento no subsídio de férias.

 

Empresas devem aproveitar oportunidades que as novas tecnologias proporcionam

O desenvolvimento de novas tecnologias há muito significa que é possível trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar. O desafio para as empresas tem sido como aproveitar ao máximo estas novas oportunidades. Muitas empresas descobriram rapidamente os benefícios do trabalho flexível, que não apenas permite que os funcionários trabalhem a partir de vários pontos do mundo, mas também melhora a produtividade, a satisfação no trabalho, a retenção de talentos e o desempenho dos negócios. Na verdade, muitos trabalhadores agora consideram que é o “novo normal” quando procuram dar o próximo passo nas suas carreiras - a demanda por trabalho flexível está a aumentar de ano para ano, não dando sinais de abrandar.

Empresas baseadas em conhecimento, como consultoria e empresas de TIC em particular, adoptaram estruturas de 'localização agnóstica' para tornar o trabalho remoto possível, já que muitos empresários perceberam que ser flexível pode desempenhar um papel crítico na ampliação de acesso aos principais grupos de talentos.

Além disso, a importância de poder escolher o local de trabalho foi escolhida no estudo como uma das coisas mais importantes que os futuros empregados procuram identificar num novo emprego. Constatou-se que 70% sentiram que ter uma escolha de ambiente de trabalho é um factor chave na avaliação de novas oportunidades de carreira.

Uma vez considerada a reserva de pais com filhos pequenos, o trabalho flexível sofreu um “boom” de popularidade entre os funcionários em todas as fases de suas carreiras, devido às perspectivas atraentes de reduzir o tempo gasto com deslocações. O trabalho flexível também ajuda as empresas a melhorar a diversidade dentro das organizações à medida que a idade da reforma aumenta e a contribuição dos trabalhadores mais velhos para a economia se torna cada vez mais importante à medida que as populações envelhecem.