CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Trabalho flexível atrai novos talentos

10 de abril de 2019

Pesquisa mostra que 83% dos trabalhadores recusaria um emprego que não oferecesse flexibilidade; Mais de metade dos entrevistados (54%) diz que poderem escolher o local de trabalho é mais importante do que colaborar com uma empresa de prestígio; Nos últimos 10 anos 85% dos empresários adoptaram a política de trabalho flexível ou planeiam adoptá-la – estas são conclusões do mais recente estudo da IWG e que dão que pensar a todos os empregadores...

Um novo estudo global realizado pelo IWG – líder mundial na oferta de espaços de trabalho – revelam que as empresas que não têm uma política flexível de espaço de trabalho arriscam-se a perder talentos. A pesquisa mostra que 83% dos inquiridos preferem um emprego que ofereça trabalho flexível e quase um terço (28%) das pessoas valorizam a possibilidade de escolher o seu local de trabalho em vez de um aumento no subsídio de férias. À luz destas conclusões, não é surpreendente que 75% dos 15.000 entrevistados de 80 países diferentes em todo o mundo acreditem que o trabalho flexível se tornou o "novo normal".

Como resultado, nos últimos dez anos, 85% das empresas adoptaram uma política de espaço de trabalho flexível ou planeiam adoptar uma. As descobertas indicam que, quando se trata de ditar o que um dia de trabalho médio implica, houve uma mudança de poder em relação ao funcionário.

O trabalho flexível vai passar a ser "a norma"?

No entanto, nem todas as empresas conseguiram adoptar o conceito. 60% dos entrevistados dizem que mudar a cultura organizacional é a principal barreira para a implementação de uma política de espaço de trabalho flexível, especialmente dentro de empresas que têm uma abordagem de trabalho não flexível de longa data. Mais de um terço (41%) dizem que o medo de como o trabalho flexível pode afectar a cultura global da empresa é o maior obstáculo.

Para muitos empregadores e empregados, o trabalho flexível é agora a norma. Metade dos inquiridos declara que agora trabalha fora do local principal da empresa pelo menos metade da semana de trabalho ou mais, e para 70% das pessoas, a escolha do ambiente de trabalho é um fator chave na avaliação de novas oportunidades de carreira. O trabalho flexível é um modelo que oferece aos empregadores a oportunidade de aumentar a produtividade e atrair talentos.