CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Savills muda-se para o edifício MB4 em Lisboa

24 de setembro de 2021

A Savills concluiu a mudança para os novos escritórios no edifício Miguel Bombarda 4 (MB4), no centro da cidade de Lisboa, um imóvel que está a ser requalificado pelas suas próprias equipas.

A obra de requalificação arrancou em março do ano passado, estando já na sua fase final, e colocou o MB4, um edifício de autor com 40 anos, na linha da frente da sustentabilidade energética e da proteção ambiental.

Patrícia Liz, CEO da Savills Portugal, refere que "a altura para mudar não podia ser melhor. Há muito tempo que o nosso espaço se manifestava exíguo face ao crescimento significativo da nossa equipa e só o trabalho em rotatividade dos tempos que vivemos, nos permitiu aguardar até aqui. O Edifício MB4 é um projecto que muito nos orgulha pelo trabalho profundo que o Investidor nos permitiu realizar, é o resultado de uma vontade comum entre todos os seus stakeholders de reabilitar com foco no mundo que nos rodeia, não ficando pela rama".

A intervenção permitiu à Savills transitar da categoria energética B- para a categoria A, uma subida de dois níveis energéticos e alcançar uma poupança estimada da ordem dos 130 mil litros de água por ano.

Além disso, com a instalação de painéis fotovoltaicos, será possível, numa primeira fase, dar resposta a 26% das necessidades energéticas do edifício, sendo que se estima que essa cobertura possa chegar aos 39%.

Estas transformações a nível do consumo energético vão permitir à Savills reduzir em 66% as emissões de dióxido de carbono.

Nuno Fideles, Architect & Sustainability Consultant da Savills Portugal, refere que "em fase de avaliação BREEAM IN USE, este projeto contribui para que continuemos a desenvolver as práticas mais sustentáveis e inovadoras nos nossos projetos, implementando, em obra, soluções de sustentabilidade e monitorização com base em critérios BREEAM e WELL, procurando respostas inovadoras e flexíveis, que permitem olhar para o edifício MB4 como veículo de mudança".

Acrescenta que "são estes desafios e ambição que permitem dotar este edifício de um selo verde que muito orgulha a equipa de arquitetura da Savills".

A estratégia de sustentabilidade do MB4 não se fica pelos espaços interiores. No que toca à mobilidade, evidencia-se a aposta na mobilidade amiga do ambiente. Este novo edifício conta com postos de carregamento para veículos elétricos, com um serviço de informação para os utentes sobre a rede de transportes públicos e com um serviço de partilha de bicicletas eléctricas, bem como com um parque de estacionamento para estes veículos de duas rodas.

A requalificação do MB4 previu também a potenciação do bem-estar dos colaboradores, com a melhoria da qualidade do ar interior, com iluminação natural em mais de 80% dos espaços de trabalho e com a implementação de medidas WELL, em linha com as políticas vigentes em matéria de ESG (Responsabilidade Ambiental, Social e de Governance).

Para Maria Leonor Botelho, Architect Associate da Savills Portugal, "a necessidade de aproximar pessoas e potenciar oportunidade de trabalhar de múltiplas formas está a desenhar o futuro dos espaços de trabalho. A flexibilidade foi o principal mote na configuração do novo escritório, que resultou num espaço mais ágil e colaborativo que promove soluções que funcionam individual e coletivamente. Inovar na gestão dos ambientes de trabalho é vital. Navegar agora no escritório é menos stressante e proporciona aos colaboradores várias experiências na utilização do espaço de trabalho".

Com estas transformações do MB4 num edifício em linha com as preocupações globais em matéria de proteção ambiental e de combate às alterações climáticas, é possível não só reduzir ao máximo os impactos negativos no Ambiente, como também otimizar o desempenho da Savills, com a redução de custos operacionais, com benefícios fiscais fruto da subida de categoria energética, da certificação BREEAM e de sistemas de monitorização da performance energética do edifício.

Patrícia Liz acrescenta que "os nossos valores e cultura colaborativa de preocupação com o outro e com o futuro ambiental, estão bem presentes no resultado obtido neste escritório onde a inovação nas metodologias de trabalho impera. Retomar o caminho para a normalidade com um olhar atento ao futuro... Que melhor rentrée poderíamos desejar?!".