CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

 

Restelo Business Center, um novo centro de Escritórios em Lisboa

5 de dezembro de 2018

Localizado na Avenida Ilha da Madeira, na Encosta do Restelo, próximo do Estádio do Restelo, em Lisboa, o Restelo Business Center completou o último grande vazio urbano desta zona da cidade. Trata-se de um espaço de escritórios e serviços de qualidade ‘prime’, contíguo ao aprazível jardim Fernanda de Castro.

O volume construído formaliza-se pela definição de dois blocos, representativos de um centro de negócios, uma zona comercial e uma praça pública que se relaciona com os anteriores e os interliga através de percursos pedonais e zonas de estar.

O imóvel foi promovido pela Restelo XXI, o projecto é do atelier do arquitecto Francisco Simões e a área total de construção é de 8.928 m2.

Erguê-lo naquele local não foi um desafio fácil, revela o autor do projecto, “A relação com a envolvente foi difícil, tendo em conta o gaveto onde se localiza. Igualmente as diferenças de cota condicionaram bastante os espaços. No final conseguimos uma relação bastante tranquila e equilibrada. Conseguimos dar a volta de forma inteligente”, refere o arquitecto Francisco Simões.

O conjunto foi idealizado como um todo homogéneo, em que as formas e os materiais utilizados imprimem uma forte contemporaneidade ao edifício. As fachadas de grandes dimensões levaram o projectista a optar pelas soluções Kawneer de sistemas de alumínio para arquitectura.

Na linha das solução de arquitetura sustentável e eficiência energética, o atelier Francisco Simões utilizou no Restelo Business Center lâminas de sombreamento, vidros duplos, ar condicionado por indução, que evita a proliferação de bactérias e a sua eventual transferência para o ar; torneiras de sensor que permitem uma maior poupança de água; estores eléctricos para uma melhor gestão do isolamento térmico, e uma unidade inteligente, que gere e otimiza os consumos energéticos e sistemas de segurança.

O espaço de escritórios está já ocupado por algumas empresas de referência no mercado nacional.