CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Escritórios
Restelo Business Center em Lisboa projectado pelo atelier de Francisco Simões Restelo Business Center em Lisboa projectado pelo atelier de Francisco Simões

Restelo Business Center, um novo centro de Escritórios em Lisboa

5 de dezembro de 2018

Localizado na Avenida Ilha da Madeira, na Encosta do Restelo, próximo do Estádio do Restelo, em Lisboa, o Restelo Business Center completou o último grande vazio urbano desta zona da cidade. Trata-se de um espaço de escritórios e serviços de qualidade ‘prime’, contíguo ao aprazível jardim Fernanda de Castro.

O volume construído formaliza-se pela definição de dois blocos, representativos de um centro de negócios, uma zona comercial e uma praça pública que se relaciona com os anteriores e os interliga através de percursos pedonais e zonas de estar.

O imóvel foi promovido pela Restelo XXI, o projecto é do atelier do arquitecto Francisco Simões e a área total de construção é de 8.928 m2.

Erguê-lo naquele local não foi um desafio fácil, revela o autor do projecto, “A relação com a envolvente foi difícil, tendo em conta o gaveto onde se localiza. Igualmente as diferenças de cota condicionaram bastante os espaços. No final conseguimos uma relação bastante tranquila e equilibrada. Conseguimos dar a volta de forma inteligente”, refere o arquitecto Francisco Simões.

O conjunto foi idealizado como um todo homogéneo, em que as formas e os materiais utilizados imprimem uma forte contemporaneidade ao edifício. As fachadas de grandes dimensões levaram o projectista a optar pelas soluções Kawneer de sistemas de alumínio para arquitectura.

Na linha das solução de arquitetura sustentável e eficiência energética, o atelier Francisco Simões utilizou no Restelo Business Center lâminas de sombreamento, vidros duplos, ar condicionado por indução, que evita a proliferação de bactérias e a sua eventual transferência para o ar; torneiras de sensor que permitem uma maior poupança de água; estores eléctricos para uma melhor gestão do isolamento térmico, e uma unidade inteligente, que gere e otimiza os consumos energéticos e sistemas de segurança.

O espaço de escritórios está já ocupado por algumas empresas de referência no mercado nacional.

PUB
ARRENDAMENTO
Entre Maio e Agosto a procura de quartos aumentou 52%
16 de setembro de 2019
PUB
PUB
PUB