CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Novas gerações preferem espaços de trabalho mais flexíveis

27 de janeiro de 2018

Os escritórios têm de se adaptar para o futuro já que as novas gerações lideram mudança para espaços de trabalho mais flexíveis e com ambiente mais descontraído.

As conclusões surgem com base na observação que o Avila Spaces fez do mercado dos espaços de trabalho em Portugal e do comportamento do consumidor, assim como dos resultados do Barómetro sobre os novos modelos de trabalho, iniciativa levada a cabo pelo departamento de Investigação & Desenvolvimento do Avila Spaces durante 2017.

Para Teresa Jacinto, directora deste departamento, as conclusões são bastante claras: "Em 2018 as empresas irão continuar a apostar cada vez mais em modelos de trabalho flexíveis, não só por uma questão de racionalização de custos, mas também porque as novas gerações preferem trabalhar de uma forma mais descontraída, colaborativa e com um grande sentido de liberdade".

O estudo revela que o facto de as empresas apostarem cada vez mais no hot desking para 2018, uma das evidências do Barómetro do Avila, "significa que não há secretárias para uso exclusivo de cada colaborador, ocupa-se a que estiver vaga no momento", explica Teresa Jacinto.

O inquérito concluiu ainda que há uma procura cada vez maior pela flexibilidade laboral, com as novas gerações a liderar esta mudança de paradigma. "Percebemos que há um grupo de pessoas a desejar trabalhar por objectivos e que rejeitam o horário das 9 às 18, podendo trabalhar a partir da empresa, mas também a partir de casa, de uma esplanada ou de um espaço de coworking".

Para sustentar estas afirmações, o Avila concluiu que 59,1% dos inquiridos no Barómetro assumiram que já recorreram a estes modelos de trabalho: escritório virtual, coworking ou teletrabalho. Destas três tendências, a mais enunciada foi ‘Teletrabalho’ com 45%; o ‘Coworking’ vem logo a seguir com 28,4% e o ‘Escritório Virtual’ foi a preferência de 26,6%.

Em relação concreta a 2018, os inquiridos foram bem claros nas respostas que deram neste Barómetro de Tendências do Avila Spaces: 82,1% garante que quer usar pelo menos um destes modelos no próximo ano: escritório virtual, coworking ou teletrabalho.

Os três modelos de trabalho estão igualmente na base para garantir que os clientes têm um ‘Maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal’. Foi assim que responderam 51,5% quando questionados sobre qual era a opção que os tinha levado a escolher por um destes modos de trabalhar. Em segundo lugar (45,5%) está a ‘Diminuição de encargos com imóvel e em terceiro (44,8%) a ‘Maior mobilidade’. Esta questão do Barómetro era de resposta múltipla e convidava os inquiridos a responder por ordem de preferência.

"O feedback do nosso Barómetro mostra que as empresas investem cada vez mais no bem-estar dos colaboradores. As novas gerações (Geração Millennial e Geração Z) valorizam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e preferem trabalhar em empresas promovam a prática desportiva, aulas de yoga e acções de relaxamento e meditação no local de trabalho", explica a responsável.

Outra das conclusões está em linha com a aposta que o Avila Spaces tem feito no seu centro de escritórios: dar mais espaços de trabalho colaborativos aos seus clientes, onde há uma grande componente de lazer e tranquilidade, sem nunca comprometer a privacidade, como refere Teresa Jacinto: "Há uma preocupação cada vez maior pela privacidade dos profissionais. As boas práticas apontam para a coabitação de vários modelos: open-space, salas fechadas, phone-booths e áreas de lazer para pequenas pausas durante o trabalho".