CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

Microsoft

Microsoft continua a crescer em Portugal e estuda localizações alternativas fora de Lisboa

21 de setembro de 2021

A Microsoft Portugal está a perspectivar outras localizações para uma potencial abertura de novos escritórios, como resultado do contínuo crescimento do negócio e da sua equipa de colaboradores.

A multinacional tecnológica conta actualmente com 3.600 parceiros (um crescimento de 400 parceiros no último ano) e mais de 1.400 colaboradores (um crescimento de 200 pessoas face ao último ano). Desde o início da pandemia, em Março de 2020, a Microsoft recrutou em Portugal 440 pessoas, tendo neste momento em aberto mais de 200 vagas nas mais variadas áreas tecnológicas.

Para Paula Panarra, Directora Geral da Microsoft Portugal: Reconhecemos em Portugal o talento e a capacidade para continuar a crescer a nossa operação. Vamos ter de sair de Lisboa para o fazer, seja através de outro escritório ou de trabalho remoto, são estas alternativas que estamos a estudar”.

A Microsoft Portugal continua apostada em atrair e recrutar o melhor talento, estando a analisar a expansão da operação para uma localização fora de Lisboa. Uma estratégia que pode ser potenciada pelo modelo de trabalho híbrido, há muito valorizado e que faz parte integrante da cultura Microsoft, que dá a possibilidade a todos os colaboradores de trabalharem com total flexibilidade, independentemente da sua localização geográfica.

De forma alinhada com o objetivo de potenciar a descentralização de talento, a Microsoft Portugal anuncia ainda o arranque de um programa para acelerar a transformação digital de startups do interior do país e ilhas, já no próximo dia 28 de Setembro em parceria com o Ministério da Economia e da Transição Digital, StartUP Portugal e Beta-i.

A empresa está esta semana a regressar aos escritórios, num modelo de soft opening, onde o trabalho a partir de casa ainda é o recomendado, mas que permite a alguns colaboradores que tenham a necessidade trabalhar nos escritórios.

No futuro, quando a pandemia já não intervir na forma como trabalhamos, irá implementar o trabalho remoto de 50% como standard para todos os colaboradores.

No âmbito do Back to Business, a Microsoft partilha ainda um balanço dos seus programas de formação e capacitação. Através do programa Global Skills Inititative, a Microsoft já ajudou, desde junho de 2020, 271 mil portugueses a adquirir competências digitais nas mais variadas áreas de qualificação, número que superou o objectivo inicial de capacitar até 100 mil pessoas em todo o país em 2020.

Microsoft lança grupo Disability para uma maior integração e inclusão de pessoas com deficiência

A Diversidade e Inclusão é um dos pilares centrais da cultura “empower every person” da Microsoft e, neste âmbito, a tecnológica anuncia o lançamento do grupo Disability at Microsoft em Portugal. A iniciativa pretende capacitar o tecido empresarial e a economia para uma maior integração de pessoas com deficiência no trabalho, através do desenvolvimento de uma geração de tecnologia mais acessível, refletida nos produtos da Microsoft e nas ferramentas e serviços que apoiam os programadores de software e fornecedores portugueses. O objectivo é chegar a 2% do workforce de pessoas com deficiência em Portugal, até 2023.

Segundo Paula Panarra,a “diversidade e Inclusão são pilares da nossa cultura e uma prioridade na nossa tecnologia. Por essa razão, disponibilizamos e incentivamos todas as pessoas a fazerem a formação Principios Fundamentais de Acessibilidade, que entre outros aspectos foca a aprendizagem dos conceitos de acessibilidade e demonstra como através da tecnologia poderemos melhorar a inclusão das pessoas com deficiência”.

De referir que a Microsoft criou nos últimos dois anos, em Portugal, o GLEAM (Global LGBTQI+ Employees and Allies at Microsoft") que conta já com 60 membros e o BAM (Blacks at Microsoft), que integra 32 membros.

Buildling The Future regressa em janeiro de 2022

A Microsoft anuncia também o lançamento da 4ª edição do Building the Future, o principal evento português de transformação digital, onde tecnologia, liderança e Educação se cruzam para potenciar pessoas e organizações, através de especialistas nacionais e internacionais que estão a mudar a forma como interagimos com a realidade.

Entre os dias 26 e 28 de Janeiro de 2022, o evento irá reunir alguns dos mais importantes decisores, líderes, profissionais da área tecnológica, professores, estudantes, investigadores, programadores e empreendedores, que juntos suportam e constroem o ecossistema da tecnologia.