CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Mercado do Porto continua a captar cada vez mais investimento externo

17 de novembro de 2021

O número crescente de empresas e escritórios novos na cidade do Porto e na região do Grande Porto permitiu o fecho do terceiro trimestre com um total de 33.766 m² colocados, num total de 39 operações registadas.

De acordo com o relatório da consultora do norte Predibisa OnOffice Market Report, o número crescente de empresas e escritórios novos na cidade do Porto e na região do Grande Porto permitiu o fecho do terceiro trimestre com um total de 33.766 m² colocados, num total de 39 operações registadas, com a dinâmica dos últimos três meses a ter um grande impacto no volume de área absorvida (61% da área total). A realidade verificada nos meses de agosto e setembro (os melhores meses do ano em termos de absorção de área até ao momento) perspectiva um último trimestre igualmente dinâmico, ainda que o total acumulado comparativamente a 2020 seja inferior, mais concretamente em 13%.

Relativamente às zonas com mais procura, as tendências mantêm-se em consonância com os últimos períodos de análise, sendo que a cidade do Porto consolida o estatuto maior, subdividida por cinco zonas principais: Baixa; Boavista; Oriental; outros Porto e ZEP, seguindo-se a zona de Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia e “out of town”. De salientar aqui os elevados níveis de procura na zona do CBD Boavista com metade das transacções registadas no acumulado do presente ano. Relativamente às transações de maior dimensão registadas entre janeiro e setembro, destacam-se quatro operações com áreas superiores a 3.000 m², das quais três tiveram origem nos meses de agosto e Setembro.

Segundo a consultora, a principal motivo que continua a motivar a procura de novos espaços de escritórios no Grande Porto prende-se com o crescimento das empresas e a necessidade de expansão das organizações, representando 40% da área absorvida e 9 operações realizadas. O Porto continua assim a ser um mercado atrativo e a captar cada vez mais investimento externo, registando 15 operações referentes à chegada de novos “players” à região, que se traduzem em mais de 1/3 da área total colocada. E, por último, o motivo de mudança de instalações é também responsável por 15 operações e 26% de área absorvida com 8.736 m² colocados.