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Mercado de escritórios de Lisboa continua dinâmico

17 de abril de 2017

O mercado de escritórios de Lisboa segue a linha do ano anterior e continua dinâmico no primeiro trimestre de 2017. 

De acordo com o office report WACTION divulgado pelo Departamento de Research & Consulting da Worx, no 1º trimestre de 2017 o mercado de escritórios de Lisboa continua a demonstrar o dinamismo já sentido ao longo do ano 2016, tendo sido registadas 52 operações, maioritariamente motivadas pela mudança de edifício. 

Segundo o estudo, verificou-se um aumento do take-up, comparativamente ao período homólogo, que rondou os 15%, contabilizando um total de 38.921 m2. As zonas com maior volume de absorção foram o Corredor Oeste com 12.830 m2 e Prime CBD com 10.591m2. Comparativamente ao 1º trimestre de 2016, o maior aumento de take-up foi verificado na zona histórica fortemente impulsionado pela reabilitação de um activo. A modernização da zona ribeirinha veio introduzir nova oferta ao mercado permitindo a ocupação de espaços de escritórios por parte de empresas que requerem instalações feitas à medida, com condições adequadas às suas necessidades de ocupação e, ao mesmo tempo, usufruir de um conjunto de características multifuncionais (espaços de comércio e lazer muito diversificados) que esta zona oferece.

Em termos de ocupação de novos escritórios, os sectores de actividades mais activos foram o sector das Farmacêuticas e Saúde com uma área total a rondar os 8.700 me que contabilizou uma operação de dimensão significativa, Consultoras e Advogados com 7.500 m2 e Serviços Financeiros com 7000 m2

"Apesar da dinâmica que é verificada no mercado, é importante salientar que muitas das operações já estavam previstas desde do ano anterior, sendo que as nossas previsões de absorção do mercado para este ano conduzem a valores idênticos aos observados em 2016. No que diz respeito à escassez de oferta, é de esperar que o início do desenvolvimento de novos projectos em 2018 venha contribuir para a inversão desta tendência a médio-longo prazo", revela Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx.