CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Mercado de escritórios continua em alta e grande crescimento

19 de setembro de 2018

Nos primeiros oito meses deste ano, a área de escritórios contratada em Lisboa situou-se nos 127.988 m², valor 41% superior a em igual período do ano passado (90.709 m²).

De acordo com o último relatório da consultora Savills, no arranque do segundo semestre de 2018, a área de escritórios mais do que duplicou face ao verificado em período homólogo de 2017. Deste modo, confirma-se que, apesar do limitado pipeline e oferta de qualidade disponível nas zonas tradicionalmente mais procuradas de Lisboa, as empresas têm encontrado alternativas para se instalarem. Este facto explica o dinâmico comportamento registado nas zonas 6 e 7, nos últimos meses”, refere Teresa Cachada, Analista do Departamento de Consultoria da Savills.

De Janeiro a Agosto de 2018 foram registadas 149 operações, menos 10 que em igual período de 2017, com o maior número de operações a verificar-se no Corredor Oeste (zona 6) com 43 transações ocorridas. No extremo oposto, encontramos a Zona Secundária (Zona 4), que totaliza apenas 2 transações de arrendamento de escritórios em 2018.

A consultora indica ainda que segundo a distribuição geográfica dos m² colocados, o Corredor Oeste (Zona 6) foi a zona que mais se destacou, tendo sido responsável por 36.240 m², representando 28% da totalidade.

 Avaliando a absorção por intervalo de área no período compreendido entre Janeiro a Agosto de 2018, verifica-se que 60% das transacções registaram uma superfície contratada superior a 300 m². Relativamente a transacções abaixo de 300 m² foram registadas 60 operações.

Neste mesmo período, a superfície média contratada por transacção registou um aumento superior a 50% relativamente ao ano transacto, passando de 570 m² para 859 m².

O sector “Consultores e Advogados” representou 36% da área contratada no mês de Agosto, com 4.897 m², realizada numa única operação.

O Mercado de Escritórios em Lisboa está dividido em 6 grandes zonas, de acordo com o seguinte mapa: 

Zona 1 (Prime CBD): Eixo da Av. da Liberdade à Praça Duque de Saldanha.

 

Zona 2 (CBD): Eixo da Av. da República, Av. Duque de Loulé e zona das Amoreiras.

 

Zona 3 (Zona Emergente): Eixo do Campo Grande à 2.ª Circular, zona de Benfica, Praça de Espanha e Sete Rios.

 

Zona 4 (Zona Secundária): Eixo da Av. Infante Santo e Av. 24 de Julho.

 

Zona 5 (Parque das Nações): Parque das Nações.

 

Zona 6 (Corredor Oeste): Eixo A5 até Porto Salvo e Alfragide.

 

Zona 7: Todos os escritórios situados fora das zonas estabelecidas são englobados numa designada zona 7, que geograficamente corresponde a toda a área de Lisboa não considerada nas zonas 1 a 6.