CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Investir no mercado de escritórios é uma boa aposta

28 de maio de 2018

Nunca antes a taxa de disponibilidade do mercado de escritórios de Lisboa atingiu valores tão baixos, o que com a crescente procura, investir neste segmento é uma boa aposta.

De acordo com a consultora Worx – Real Estate Consultants, no final do 1º trimestre de 2018, a trajectória descendente que o mercado, de forma transversal, tem vindo a verificar colocou a taxa de disponibilidade nos 8,31%, com a zona do Parque das Nações a atingir o valor muito residual de 2,47%.

Desde o ano 2013 que este indicador de performance tem vindo a decrescer numa média anual de 1.1 p.p, com o ano 2017 a registar maior descida (8,31%) face ao período homólogo do ano 2016 (10,21%).

Uma das zonas com menos oferta disponível (2,47%), é o Parque das Nações, seguida pelas zona Prime CBD (4,37%) e pela zona Histórica (5,12%).

O relatório da consultora mostra ainda que desde o ano de 2013 que a actividade de promoção de novos edifícios de escritórios tem sido mais tímida comparativamente a outros segmentos imobiliários, tendo sofrido os efeitos da reabilitação urbana que tem beneficiado o segmento residencial. Longe dos m2 desenvolvidos no período pré-crise, nos últimos cinco anos foi colocado no mercado um total aproximado de 137.000 m2, numa média anual de 27.400 m2 de novos edifícios.

"Num momento em que a procura do Mercado de Escritórios de Lisboa promete continuar activa e a um ritmo constante, o obstáculo que se coloca é a actual capacidade de oferta em responder em tempo útil. Com pouco mais de 50.000 m2 de novos espaços de escritórios previstos em 2018, este é um período em que deve existir continuidade de investimento neste segmento. Esta continuidade já está assegurada pela pipeline esperada para os anos de 2020-2021, que irão trazer nova oferta, com qualidade, ao mercado. Pois neste momento existe pouca oferta de qualidade", adianta Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx.

"Com o aumento das rendas prime, que fecharam no valor de 20,50 euros/m2/mês, no 1º trimestre, a WORX - Real Estate Consultants, tem acompanhado este crescimento e tem vindo a cimentar a sua posição em Lisboa e no Porto, como foi caso com o projeto URBO, cujo negócio de arrendamento foi protagonizado pela consultora, em representação do BNP Paribas. Esta foi a maior operação de arrendamento na cidade do Porto, onde foram comercializados cerca de 15.000m2", adianta a consultora em comunicado.

O departamento de escritórios da WORX nestes quatro primeiros meses de 2018, tem cerca de 20% de quota de mercado, dos negócios feitos entre agentes em Lisboa, mais de 15 operações realizadas em Lisboa, o que corresponde a um total de cerca de 15 000 m2 ocupados.