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Felicidade no local de trabalho é o mais importante ?

30 de agosto de 2017

Cerca de 70% dos colaboradores das empresas em todo o mundo consideram que sentirem-se felizes no local de trabalho é a experiência mais importante para a realização profissional, conclui o estudo “Workplace Powered by Human Experience”. Este inovador research global foi realizado pela consultora imobiliária JLL para perceber como é que a experiência humana, ou seja, a forma como as pessoas se relacionam com uma organização, tem impacto nas decisões imobiliárias e no desenho do escritório do futuro.

Esta procura da felicidade no ambiente de trabalho é especialmente valorizada na Austrália, Alemanha, África do Sul, Hong Kong (China) e França, os quais, a par dos Estados Unidos, Japão, Índia, e na, Europa, Reino Unido, Holanda, Itália e Espanha, foram os 12 países abrangidos neste estudo, que envolveu mais de 7.300 colaboradores de 40 empresas. O “reconhecimento” (indicado por 60% dos inquiridos), o “desenvolvimento e conhecimento pessoal” (54%), a “criatividade” (53%) e a “inspiração” (43%) são outras experiências tidas como importantes para a realização profissional, considerada pelo estudo uma das três prioridades para que uma organização possa proporcionar uma melhor experiência humana aos seus colaboradores. As outras duas são o envolvimento e a capacitação dos colaboradores.

 

A utilidade de um “Chief Hapiness Officer”

O estudo conclui ainda que as empresas de todo o mundo deveriam considerar a criação de uma função especificamente dedicada à felicidade dos seus colaboradores, com cerca de 90% dos inquiridos a afirmarem ser uma boa ideia (33% consideram mesmo ser uma excelente ideia) a nomeação de um Chief Hapiness Officer (CHO), ou seja, alguém dedicado, a tempo inteiro e em exclusivo, à promoção de uma experiência de bem-estar no local de trabalho. Os colaboradores das empresas em países como a Índia, os EUA, a África do Sul e China são os que estão mais convencidos sobre a utilidade de um CHO, enquanto na Holanda, Japão, Austrália, França e Alemanha se mostram menos entusiasmados com a implementação desta nova função nas suas empresas.

De acordo com o estudo, o imobiliário vai, por isso, ter de evoluir para colocar a experiência humana no centro dos espaços de trabalho modernos, o que será visível quer a nível do desenho e configuração dos interiores dos escritórios quer ao nível das estratégias de imobiliário corporativo, as quais envolvem, entre outras, decisões de localização e dimensão das instalações. Em termos práticos, a solução para aumentar os níveis de felicidade através do espaço físico pode passar pela criação de uma sala de meditação, uma sala para sestas, um ginásio ou uma sala para serviços de nutrição, homeopatia ou de beleza; além valências de infantário ou zonas de breakdown para comer um snack, aponta o estudo.