CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Espaços de trabalho: Focar nas pessoas ou na tecnologia?

20 de agosto de 2018

A integração da inteligência artificial e da realidade virtual tornará os escritórios irreconhecíveis. No futuro, poderá ser possível criar um escritório cheio de tecnologia, com headsets de realidade virtual que criarão experiências holográficas imersivas e óculos de realidade aumentada que sobrepõem informações virtuais em cima o plano físico.

As salas e o mobiliário poderão parecer diferentes, mais intuitivos e confortáveis, projectados para acomodar diversas redes colaborativas trabalhadores bem como diferentes necessidades. Talvez a mudança mais perceptível seja a junção entre tecnologia e o espaço, cuja separação parecerá nula. Mas deve-se sempre ter em conta o factor humano.

Estes temas serão analisados nas Jornadas de Facility Management (FM) "A New Life Inside", nos dias 17 e 18 de Outubro, que irá decorrer no Fórum Tecnológico de Lisboa. Organizadas pela APFM, Associação Portuguesa de Facility Management, as jornadas irão focar-se na concepção dos espaços de trabalho e a forma como as pessoas deve ser consideradas o ponto fulcral dos mesmos.

"Hoje em dia não existem empresas "standard": cada uma precisa de analisar e adequar-se à sua realidade, tendo as pessoas no centro da sua concepção apesar de toda a tecnologia ao seu redor. O tema será discutido a nível europeu em Outubro, na conferência "'A New Life Inside'", adianta a organização.

Segundo Rui Malcata, director da Steelcase, "a tecnologia é hoje e continuará a ser no futuro o factor que mais impacta o trabalho e as formas de trabalhar, logo, o que mais impacto exerce sobre nós, a quem compete desempenhar as tarefas que nos estão atribuídas. A necessidade de evolução, ditada pelos altos níveis de competitividade em que todas as empresas se vêem hoje saudavelmente obrigadas a desenvolver a sua actividade, exige permanentes investimentos em recursos humanos e tecnológicos que sejam capazes de responder de forma ágil, eficaz e diferenciadora. Neste contexto, o espaço de trabalho é uma ferramenta estratégica para a implementação de uma imprescindível cultura de colaboração e promoção da criatividade, integrando e maximizando todos os recursos disponíveis. Os espaços de hoje e para o futuro têm de ser pensados e construídos para responder tanto às necessidades do negócio como das pessoas. Esse é hoje o grande desafio do design dos espaços de trabalho".